ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
30/03/17

Juventude da FNE traça metas para 2017

Ideia é criar uma grande ação envolvendo estudantes e recém-formados na área.

 

Estabelecer um Núcleo Jovem com participação ativa de estudantes e recém-formados em cada um dos 18 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). A partir disso, realizar um grande encontro nacional para debater as questões apontadas pelo movimento "Engenharia Unida", relativas ao País e à juventude. Essas foram as principais metas traçadas na reunião do Núcleo Jovem da federação, realizada na quarta-feira (29/3), em Fortaleza (CE).

Para chegar até lá, será feito um esforço de sistematização do trabalho já produzido até o momento como forma de contribuição às entidades que ainda darão início à criação dos núcleos para atuação da juventude. Há ainda a proposta de incluir o tema de forma regular no conjunto das atividades promovidas pelos sindicatos.

Sob coordenação nacional de Marcellie Dessimoni, que também atua no núcleo de São Paulo, o encontro contou com a participação dos jovens engenheiros Tayanara Trindade (Acre), Saulo Souza (Amazonas), Cayubi (Ceará), Áquila Levindo (Goiás), Felipe Raposo (Maranhão). Ainda presentes, os dirigentes responsáveis pela coordenação de implementação do trabalho em seus sindicatos Áulio Antunes (Ceará), Diego Oliz (Rio Grande do Sul) e Jean Henning (Santa Catarina), além de diretores da FNE, como Thereza Neumann de Freitas, Sebastião Fonseca e Wissler Barroso.

Na pauta, entrou a grande questão da agenda dos jovens profissionais no momento, a empregabilidade, conforme ressaltou Dessimoni: “Nessa crise, há quem não esteja conseguindo fazer sequer o estágio obrigatório para se formar.”

Prioridade
Em saudação no início da reunião do Núcleo Jovem, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, destacou a importância do engajamento dos estudantes e recém-formados à vida sindical. “Nós entendemos que podem contribuir de maneira muito relevante. Com o movimento 'Engenharia Unida', estamos defendendo o protagonismo da engenharia e as mudanças que precisam ser feitas. E essas passam pela juventude”, afirmou.

Helena Araújo, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), também ressaltou o papel da juventude na atuação sindical. A entidade vem trabalhando o envolvimento dessa parcela dos profissionais por meio do “Encontro de Gerações”, atividade que reúne os mais experientes aos que estão chegando ao mercado para intercâmbio de informações.

Rita Casaro
Comunicação FNE

Leia também





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.