ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
22/05/17

Ocupa Brasília reivindica 'Fora Temer' e 'Diretas Já'

Centrais sindicais e movimentos sociais apostam que o Ocupa Brasília, série de ações que estão agendadas para quarta-feira (24/5), em Brasília (DF), será ainda mais decisivo, após gravação vazada com Michel Temer.

Imagem: Divulgação Frente Povo Sem MedoImagem: Divulgação Frente Povo Sem Medo

O cenário político ganhou novos  elementos no final da semana passada, quando foram divulgados áudios que supõem que Temer teria dado aval aos donos da empresa empresa JBS para silenciar o ex-deputado federal Eduardo Cunha, do PMDB. Com isso, a mobilização contra a reforma trabalhista e a reforma da Previdência, que inclui uma marcha e um ato político na capital federal, já agendada para quarta (24), se transformou em um ato 'Fora Temer' e por 'Diretas Já'.

É o que atesta Josué Rocha, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), reforça que é preciso contrapor o que setores conservadores vêm defendendo, de uma saída com eleições indiretas. "A gente não pode aceitar. Por isso, a ida para Brasília, além do caráter para barrar de uma vez essas reformas, ela vai ser decisiva para exigir a saída do Temer e eleições diretas", afirmou Rocha.

Para Ricardo Gebrim, da Consulta Popular, o Ocupa Brasília ganha muita força com a luta pelas diretas já. Ele acredita que esta é a bandeira que pode oferecer uma saída política democrática para a profunda crise política.

"Dia 24 ganha uma relevância extraordinária com essa conjuntura. Ele vai ter um papel decisivo. É o momento de fortalecê-lo, massificá-lo e levar o máximo possível de ônibus de toda a parte. A expectativa da Frente Brasil Popular, que organiza o evento junto com as centrais sindicais e frente Povo Sem Medo, é reunir 100 mil pessoas em Brasília", afirmou Gebrim. 

Delegações pernambucanas, por exemplo, vão participar das manifestações. Paulo Rocha, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, afirma que as mobilizações dão continuidade à Greve Geral, realizada no dia 28 de abril.

"É importante fazermos um Ocupa Brasília com a quantidade que expresse a nossa indignação e a força de luta da classe trabalhadora", diz Rocha.

Além de Brasília, paralisações e mobilizações também são esperadas em outras cidades durante toda a semana.


Fonte: Brasil de Fato
(publicado por Deborah Moreira)





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.