ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
22/05/17

Debate nesta terça pergunta 'qual a percepção do povo sobre a crise política?'

Nesta terça-feira (23/5), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Unicamp, promove debate sobre instabilidade política do País, em fórum permanente, analisando do ponto de vista da população.

Foto: Mídia NinjaFoto: Mídia Ninja

A próxima edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania, promovido pela Universidade de Campinas (Unicamp) terá como tema "Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas".

Organizado pela pesquisadora Fabiola Brigante Del Porto, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o fórum ocorrerá a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

Desde as manifestações de junho de 2013, uma série de instabilidades, conflitos e incertezas políticas, institucionais, econômicas e sociais tem marcado a experiência democrática brasileira. Este fórum se volta a discutir como os cidadãos brasileiros veem e participam desse processo. Polarizações políticas e contradições têm sido observadas em pesquisas de opinião, nas redes sociais, na mídia, nas ruas e também nas eleições, em discussões sobre a crise e sua gestão, a expansão ou redução de direitos, sobre a condução de políticas públicas, sobre os impostos que as financiam, sobre como reduzir as desigualdades sociais e sobre quem deve ser o principal responsável por garantir o bem estar individual e coletivo - se os próprios indivíduos ou o Estado.

Tais manifestações políticas significam que os cidadãos estão atentos às questões socialmente prioritárias para o país? Apesar dessa efervescência, observamos elevados índices de abstenção e de votos inválidos nas últimas eleições municipais, que são um recado da opinião pública para os políticos e governantes. O que revelam: descrença? Protesto?

De todo modo, têm repercussões importantes sobre a construção institucional e societal da democracia brasileira. É sobre as percepções dos brasileiros sobre a política, os governos, suas ações e políticas, e sobre as atitudes decorrentes que este fórum propõe debater.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.


Com informações do Portal Unicamp
(publicado por Deborah Moreira)






Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.