ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
07/12/17

FIO discute futuro das lutas sindicais por direitos

Representantes dos sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizaram a última plenária do ano, na capital paulista.

As entidades discutiram as incertezas sobre o futuro do sindicalismo no Brasil em virtude dos ataques aos trabalhadores promovidos pelo governo Temer por intermédio da reforma trabalhista (Lei 13.467/17) recentemente aprovada, a sobrevivência dos sindicatos depende do engajamento dos trabalhadores e da consciência sobre a importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores.

O presidente da FIO, José Carrijo Brom, afirmou, durante a atividade, que “não havia interesse da classe trabalhadora em fazer a reforma trabalhista da forma como foi feita. Apenas o governo e a classe patronal participaram da sua elaboração". Ele prosseguiu: "Os objetivos da reforma são a redução de custos do trabalho para favorecer os patrões; o enfraquecimento das entidades sindicais representativas da classe trabalhadora e o enfraquecimento do poder normativo da justiça do trabalho. O sindicato é a única entidade com prerrogativa legal de representar a classe trabalhadora nos processo de negociações de direito, salário, etc. Por isso, é necessário que o sindicato seja forte para fazer frente à reforma trabalhista, ainda mais num momento em que é determinado que o negociado prevaleça sobre o legislado."

A plenária da FIO ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro último.  


Comunicação CNTU
Do jornalista Paulo Passos/FIO

 

Leia também

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.