ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
22/05/18

Frente Parlamentar da Engenharia debate nesta quarta privatização da Eletrobras

Filiada à CNTU, Federação Nacional dos Engenheiros estará presente. Entidade tem alertado sobre prejuízos ao País da entrega do patrimônio público à iniciativa privada.

 

Amanhã (23), a partir das 9 horas, a Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, presidida pelo deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), realiza reunião no Auditório Freitas Nobre do anexo IV da Câmara, em Brasília (DF), em que abordará a pretensão do governo Temer de privatização da Eletrobras. O  Projeto de Lei 9.463/2018, que desestatiza a empresa, tem sido motivo de grande preocupação da engenharia e de constantes posicionamentos nota pública da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) – que estará presente à reunião e é filiada à CNTU –, pelos prejuízos que trará ao País. Entre as possíveis consequências da entrega do patrimônio público à iniciativa privada, um grande aumento no valor das contas de luz. A última edição do jornalEngenheiro, da FNE,  apontou que Privatizar a FNE é mau negócio para o País.

O projeto tramita atualmente em uma comissão especial que realizou audiência na semana passada. Na ocasião, o engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Dorival Gonçalves Júnior, alertou que  a privatização “faria com que o País perdesse o controle sobre ‘a avidez por lucros da iniciativa privada’ e indagou: ‘Na medida em que se liberaliza totalmente o mercado, que futuro vamos ter no campo do desenvolvimento social?’.” O docente também lembrou que não é necessário privatizar a empresa para cobrir a expansão de demanda por energia, pois será possível recorrer às fontes eólica e fotovoltaica. Na audiência, a deputada Erika Kokay (PT-DF) rebateu posições do governo, alertando que "privatizar a Eletrobras significa romper soberania energética e nacional”.

A reunião da Frente ocorre excepcionalmente no final de maio. As próximas devem seguir o rito decidido em plenário, acontecendo sempre às segundas quartas-feiras de cada mês.

 

Da Redação da FNE

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.