ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
22/10/19

Participe da consulta pública e exija os triângulos nos rótulos

Desde setembro, a Anvisa abriu a consulta pública sobre rotulagem nutricional para que toda a população possa contribuir nesse debate. Agora, todos têm até o dia 6 de novembro próximo para opinar.

Imagem: Aliança pela AlimentaçãoImagem: Aliança pela Alimentação

Após o término da consulta, será feita uma análise das contribuições e então será definido o novo modelo de rotulagem nutricional para o Brasil. Esse é o momento de mostrar que queremos saber o que comemos e de apoiar a rotulagem em formato de triângulos.

No campo de "comentários" da consulta, é possível sugerir a rotulagem dos triângulos, que vem sendo debatida e sugerida pela sociedade civil organizada há algum tempo.

A necessidade de rotulagem dos alimentos vem sendo difundida por organizações da sociedade civil, profissionais, associações e movimentos sociais com objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar no Brasil.

Saiba mais informações sobre a Aliança e suas campanhas, como o Obsevatório de Publicidade de Alimentos, no site https://alimentacaosaudavel.org.br .

Acesse Consultas públicas Nº 707 e 708/2019 DA Anvisa - Rotulagem nutricional dos alimentos embalados.


Abaixo, um tutorial de como participar da consulta pública, produzido pela iniciativa.


QUER SABER COMO FUNCIONA A CONSULTA E COMO PARTICIPAR?
BASTA SEGUIR O PASSO A PASSO ABAIXO!


Passo 1:

Ao acessar o formulário, leia atentamente o texto de introdução. Em seguida, preencha os primeiros campos da página com suas informações pessoais.

Passo 2:

Feito isso, é hora de dizer como você gostaria de contribuir. No campo “Pesquisa preliminar”, selecione a primeira opção para uma contribuição simplificada.

Passo 3:

Ao deixar a sua opinião, você responderá a algumas perguntas e poderá fazer comentários gerais. Nesse ponto, você pode explicar porque o formato de triângulos é a melhor opção de rotulagem nutricional frontal. É importante dizer também que quanto menor o prazo de implementação do novo modelo, mais rapidamente teremos os rótulos frontais nas embalagens dos alimentos.

Passo 4:


Após isso, você pode indicar se considera que a atualização das normas de rotulagem trará impactos negativos ou positivos. É importante reforçar os impactos positivos para a saúde dos brasileiros e a importância que a rotulagem adequada tem para ajudar a conter os índices crescentes de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao consumo excessivo de alimentos não saudáveis.

Passo 5:

Pronto.
Agora, para finalizar, responda as perguntas de avaliação e certifique-se de clicar em gravar.


Fonte: site da Aliança pela Alimentação





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.