ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
24/04/20

Engenheiros de São Paulo aprovam pauta de reivindicações em assembleia virtual

Em meio a situação da pandemia e a necessidade de isolamento social, as assembleias online mantêm ativa a campanha salarial da categoria.

 

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realizou sua primeira Assembleia Geral Extraordinária virtual para discussão de pontos de pauta. A experiência foi vivida pelos engenheiros da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), com data-base em 1º de junho, no dia 17 de abril último, entre 18h e 21h, período em que o profissional pôde acessar um link específico com os itens da pauta da assembleia e votar sobre cada um deles.

 

A iniciativa se dá por conta da situação de pandemia causada pelo novo coronavírus, o que exigiu a adoção dessa ferramenta para dar início às negociações de cada categoria, em suas respectivas datas-bases, a partir de recomendação do Ministério Público do Trabalho, de realização de assembleias virtuais seja para aprovação de pautas, seja para outros encaminhamentos importantes aos trabalhadores.

 

O presidente do SEESP e da CNTU, Murilo Pinheiro, destacou a importância da participação dos engenheiros nos processos de negociação, inclusive nas assembleias virtuais: “Assim como em nossas campanhas salariais tradicionais, são essenciais a participação e a mobilização da categoria nesse formato online para que tenhamos negociações bem-sucedidas. Nosso objetivo é garantir o reconhecimento devido ao trabalho dos profissionais e o consequente ganho para as empresas. Buscaremos, pelo diálogo, ainda que virtual, o melhor resultado possível para todos neste momento de muitas dificuldades.”

 

O primeiro passo para que essa experiência desse certo foi enviar um boletim solicitando sugestões para a composição da pauta da assembleia. Em um segundo momento, um novo e-mail foi enviado, convocando a assembleia virtual, que se deu em uma página interna do site do SEESP, cujo link foi divulgado em boletim eletrônico, enviado somente aos engenheiros que atuam na empresa.

 

“Nós nos preocupamos em replicar o mais próximo possível o ambiente de uma assembleia presencial. Criamos um endereço dentro da plataforma do SEESP com uma página explicativa de todo o processo, com os itens em discussão. No horário marcado, foi disponibilizado o formulário onde o participante se identificava e, depois, votava em cada item da proposta do sindicato. Após o término da votação, os participantes foram validados e foi gerado o relatório final da participação”, explicou Mauricio Silva, do Departamento de Tecnologia da Informação do SEESP.

 

Silva frisou que o mais importante no procedimento é a transparência e auditoria do processo. “Não exige muita tecnologia. Usamos o sistema Joomla e Google Docs”, completou.

 

Na avaliação do Departamento de Ação Sindical do SEESP, a experiência foi positiva, uma vez que o número de participantes online foi similar ao de presenciais. “Tivemos um ótimo retorno. Foram 19 engenheiros da Codesp que participaram, e as propostas do sindicato tiveram aprovação por ampla maioria, item a item”, contou o gerente da área, Antonio Valentin Hernandes. No total, a companhia possui 50 profissionais da categoria.

 

Ele explicou que a partir do link sigiloso fornecido, o participante, após se credenciar, pôde conhecer a cada página item por item da pauta e votar (sim, não ou abstenção), em dois momentos diferentes, credenciamento e votação. Entre os pontos da pauta da assembleia, estão reajuste salarial de 5% ou conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que for maior; autorização ao sindicato para representar os trabalhadores nas negociações ou estabelecer dissidio coletivo na impossibilidade de haver acordo; formação da comissão de negociação; aprovação da contribuição assistencial ao SEESP, com desconto em folha de pagamento; e manutenção da assembleia aberta em caráter permanente.

 

Antonio Hernandes adiantou que o procedimento será repetido na próxima segunda-feira (27/4) com os engenheiros das empresas energéticas do Estado. Serão oito assembleias simultâneas.

 

 

 

Fonte: Deborah Moreira / Comunicação SEESP.

 

 

Leia mais:

 

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.