ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
04/06/20

Saúde da família precisa de nutricionistas

Profissionais da área defendem participação em programa de saúde preventiva, por meio do PL 916.

 

 

Uma das lições desta pandemia é que todo reforço na saúde é pouco. Por isso, ganhou força o Projeto de Lei nº 916/2019, de autoria do deputado Célio Studart (PV-CE). O texto, que tramita na Comissão da Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados, determina a inclusão obrigatória de nutricionistas nas equipes de Saúde da Família, do Ministério da Saúde.

 

Esses grupos multiprofissionais acompanham de perto famílias e colaboram com acompanhamento médico preventivo e promoção de práticas saudáveis. Na visão do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SindiNutri-SP), a categoria deve sim fazer parte do time de maneira obrigatória. “Todos ganham”, defende em nota a entidade.

 

Alimentação e saúde

Em abril último, o Ministério da Saúde divulgou resultados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2019. O levantamento revela o perfil da população brasileira em relação as doenças crônicas mais comuns.

 

Desde o início do monitoramento, em 2006, o maior aumento é o da obesidade, que saltou de 11,8% para 20,3% em 2019. Ao considerar o excesso de peso, 55,4% dos brasileiros estão nessa situação. De acordo com a faixa etária, o excesso de peso tende a aumentar, sendo 30,4% para os jovens de 18 a 24 anos e 59,8% entre adultos com 65 anos ou mais. A pesquisa também apontou que 7,4% dos brasileiros são diabéticos e 24,5% hipertensos.

 

A nutricionista Rita Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) chama atenção para esses resultados. “Os hábitos alimentares influenciam diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Então, temos que fazer uma leitura desse quadro de maneira ampla, sob duas premissas: uma, que a alimentação balanceada é uma grande aliada na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis; e a outra é que o nutricionista, como profissional da saúde, é o agente indutor e executor de políticas públicas para prevenção e tratamento da obesidade. Porém, temos outra grande preocupação momentânea, que é a questão da Covid-19 e o aumento no consumo de produtos ultraprocessados, que estão associados diretamente aos casos de obesidade, hipertensão e diabetes”.

 

 

 

 

 

Fonte: SindiNutri-SP, com informações do portal CFN.

 

 

 

 

Leia mais:

 

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.