ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
11/11/20

Artigo - Bons votos

João Guilherme Vargas Netto*

Nestes dias que precedem as eleições de 15 de novembro quero falar sobre aquilo que considero a grande tarefa dos dirigentes sindicais.

Ilustração: LaerteIlustração: Laerte

Acho que devem agir em suas bases respectivas orientando os trabalhadores e as trabalhadoras a participarem – votando – nas eleições.

O esforço prioritário deve ser este porque a pandemia, que amedronta, pode prejudicar o comparecimento. É preciso respeitar os protocolos sanitários da Justiça Eleitoral que ajudarão na defesa da saúde e dos eleitores.

Ao mesmo tempo em que estimulam o desejo e a intenção de votar, os dirigentes sindicais devem valorizar aquelas propostas dos candidatos – a vereadores e a prefeitos e vices – que atendem as aspirações dos trabalhadores e do movimento sindical expressas em suas plataformas e nas entrevistas que os sindicatos realizaram.

Esta deve ser a principal iniciativa institucional dos dirigentes, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos segundo o companheiro Stanley Gacek, entrevistado pelo sindicato dos metalúrgicos da Grande Curitiba.

Ele contou que em seu país, onde o voto não é obrigatório, a grande tarefa do movimento sindical foi organizar a participação dos trabalhadores, garantido sua disposição de votar (apesar da pandemia) e reforçando assim o peso das pautas sindicais (lá os sindicatos podem apoiar diretamente os candidatos e até contribuir com recursos financeiros para as campanhas).

E como, aqui e lá, cada dirigente é um cidadão ativo, as redes pessoais e os contatos com os companheiros e seus familiares (baseados no prestígio e na credibilidade pessoal dos dirigentes e ativistas) serão decisivos nos apelos ao voto, de acordo com os pertencimentos e simpatias político-partidárias.

É preciso saber em quem votar e também em quem não votar e por quê. Bons votos.


 

*Consultor sindical



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.