ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
19/08/19

A inteligência artificial e os “engenheiros-filósofos”

Realizada pela CNTU em 16 de agosto, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), a 14ª Jornada Brasil 2022 trouxe um tema inusitado: “Inteligência artificial, pensamento e imaginação”. A abordagem coube a Marta Rezende, economista, pesquisadora em filosofia da técnica e colaboradora da CNTU.

Ela iniciou sua preleção destacando a importância de se pensar além da questão da infraestrutura. “Não que não seja a base”, mas, como defendeu a palestrante, há outros aspectos a serem considerados. “Sou a favor da divisão de conhecimentos, mas temos que ter a capacidade de compreender que tudo se conecta em algum momento”, frisou.

Nesse contexto se inseririam os “engenheiros-filósofos”, comentou Rezende, citando o filósofo iraniano Reza Negarestani, “altamente crítico do sistema capitalista, que chama de lama”. “Seriam os engenheiros da computação.” Negarestani introduziria, assim, uma nova ciência da engenharia cognitiva – em que se enquadraria a inteligência artificial.

Sob tal ótica, Rezende defendeu o uso sustentável das tecnologias, em que o foco seja o atendimento às necessidades humanas e a eliminação da exploração e opressão. Soluções que precisam ser pensadas conjugando-se ideias e possibilidades, em um “fazer que se realiza no coletivo”. O contrário do que prega a “religião do capitalismo” em que supremo é o “deus dinheiro”, que não aceita limites. “É preciso sair da irracionalidade estúpida através da celebração da vida”, complementou.

 

Comunicação CNTU/Foto: Beatriz Arruda

 

Leia também

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.