ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
14/12/20

Conheça as personalidades profissionais de 2020

Premiação da CNTU é nesta quarta-feira, 16 de dezembro, em evento online

 

 

Na programação da "Jornada CNTU – 2022: Brasil mudando de pele", que acontece nesta quarta-feira (16/12), a partir das 10h30, a confederação realiza mais uma edição do tradicional Prêmio Personalidade Profissional. 

 

A homenagem agracia profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, contemplando as diferentes categorias que fazem parte da CNTU, além de "Interesse público". Conheça a seguir os premiados em 2020:

 

 

 

Economia

Marcel Domingos Solimeo

 

 

Economista e consultor, é diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), onde atua desde 1963. Também é superintendente institucional dessa entidade e coeditor dos livros “O Plano Real para ou continua?” e “O Plano Real acabou?”, além de autor do texto “A vocação dos municípios”, publicado no livro “O município moderno”, e de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas.

Formou-se em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) em 1963 e fez pós-graduação em Economia Pública pela mesma instituição. Coordenou eventos voltados para micro e pequenas empresas. É assessor econômico do Clube de Diretores Lojistas de São Paulo desde 1967, função que também ocupou na Confederação Nacional de Diretores Lojistas entre 1983 e 1990.

 

 

 

 

Engenharia

Marcelo Knörich Zuffo

 

Engenheiro eletricista formado em 1989, mestre e doutor na área, é livre-docente na especialidade Meios Eletrônicos Interativos e professor titular desde 2006 junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Tem atuado junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de Meios Eletrônicos Interativos, com foco nos seguintes temas: Internet das Coisas, cibersegurança, engenharia de meios interativos, saúde digital, computação de alto desempenho, realidade virtual, computação gráfica e visualização e analítica. Em 2001 desenvolveu o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil, denominado Caverna Digital.

Desde 2011 coordena o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP. Foi um dos responsáveis pela implementação da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), através da coordenação e constituição do Laboratório de Ensaios e Auditoria em Cibersegurança (LEA). Amplamente agraciado, recebeu da Marinha do Brasil a Medalha Tamandaré, Medalha da Vitória e Ordem do Mérito Naval. Além disso, em 2006, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) lhe concedeu o Prêmio Personalidade de Tecnologia na categoria Inovação Tecnológica. E em 2019 foi agraciado com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia na categoria Integração, pelas suas contribuições na área de Internet das Coisas. Desde o dia 19 de março de 2020 tem se dedicado diuturnamente ao projeto Inspire: Ventilador emergencial de baixo custo.

 

 

 

 

Farmácia

Geraldo Lucchese

 

 

Farmacèutico e bioquímico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1976, com especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública(Ensp)/Fiocruz em 1979, em Administração em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/São Paulo em 1981 e em Direito Sanitário pela Ensp/Fiocruz/Direb em 2009. É ainda mestre e doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fundação Oswaldo Cruz, respectivamente em 1991 e 2001.

Atualmente está aposentado como consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, vigilância sanitária e serviços de saúde. 

 

 

 

 

Odontologia

Moacir Tavares Martins Filho

 

 

Odontologista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1990, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 2000 e doutor nessa área pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em 2010, é professor adjunto do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC. Quando discente, presidiu a União Nacional dos Estudantes de Odontologia (Uneo).  Foi membro da Comissão Técnica de Assessoramento à Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde de 2004 a 2009. Representou os cirurgiões-dentistas no Conselho Estadual de Saúde do Ceará e no Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza. Foi secretário da saúde dos municípios de Jaguaruana e Aracati (CE).

Coordenou a Operação Urbana Fortaleza Bela (status de secretário) junto ao gabinete da prefeita da capital cearense, Luizianne Lins, bem como o comitê de enfrentamento ao zika vírus junto junto ao governo estadual de Camilo Santana, em que integrou o gabinete.  Coordenou ainda as Regionais de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará. Foi diretor de pós-graduação da Escola de Saúde Pública local. Pesquisador da Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), foi também consultor no município de Camocim (CE) para o enfrentamento da Covid-19. Proferiu mais de uma centena de palestras e conferências. Integrou mais de 20 bancas julgadoras de mérito acadêmico (mestrado, especialização e concursos públicos), além de comissões organizadoras de oito eventos, tendo participado de mais de 130 técnico-científicos.

 

 

 

 

Interesse público

Ailton Alves Lacerda Krenak

 

Líder indígena da etnia Krenak, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro, é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Entre suas publicações, estão “Ideias para adiar o fim do mundo”, “O amanhã não está à venda” e “Ailton Krenak - Encontros", organizado por Sergio Cohn, com apresentação do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro.

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2016 e o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, oferecido pela União Brasileira de Escritores em 2020.

 

 

A solenidade será transmitida pelo canal da CNTU no Youtube. Increva-se e acompanhe clicando aqui. 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

 

 

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.