ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
07/12/15

15ª CNS defende saúde pública e democracia

Com atos e protestos de repercussão nacional, delegações da saúde se mobilizaram em defesa do SUS, das instituições democráticas e contra várias tramitações no Congresso, como a PEC 451 que obriga empregadores a pagarem planos de saúde privado.

Cerca de 3 mil pessoas entre delegados e convidados participaram da 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, entre os dias 1º a 4 de dezembro. Nas conferências, reúnem-se representantes de diversos segmentos da sociedade como, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços entre outros, para avaliar e propor novas diretrizes para a formulação da política de saúde nos municípios, estados e no País.

Leia mais sobre a Conferência:
CNTU na 15ª Conferência Nacional de Saúde
Manifestação contra o uso dos agrotóxicos marcou a 15ª CNS
Eixo da Conferência Nacional de Saúde debate reformas
15ª CNS defende SUS com qualidade, equidade e participação

A conferência nacional acontece a cada quatro anos. Nestes espaços a sociedade se articula para garantir os interesses e necessidades da população na área da saúde e assegurar o direito à saúde universal e gratuito como estabelece a Constituição Federal.

Este ano a 15ªCNS foi marcada por vários atos em defesa da democracia e pelo direito à saúde universal, como a Marcha em Defesa do SUS, o ato político em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães em protesto a situação política que o Brasil vive com o pedido de impeachment e também o ápice do evento marcada pela presença da presidenta Dilma Rousseff.

Delegados de vários estados do País demostraram repúdio a várias tramitações no Congresso, como a PEC 451 que obriga empregadores a pagarem planos de saúde privado. Para as delegações isso representa um retrocesso na história.

A 15ªCNS terminou com oito oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões em 28 grupos de trabalho.

A CNTU participou da Conferência com representantes da Fenafar, Fenam e Fio

Leia mais



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.