ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
20/10/14

Profissionais debatem desafios e oportunidades em novo conceito de farmácia

O 1º Congresso sobre Farmácia como Estabelecimento de Saúde reuniu farmacêuticos, empresários e lideranças do setor para assegurar conquistas e debater as possibilidades abertas com a nova lei

20102014-123346-chioro20102014-123346-chioro

Casos de sucesso na transformação da farmácia em verdadeiro serviço de saúde, em atenção à Lei nº 13.021/14 estão acontecendo na Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, e começam a servir de inspiração para farmacêuticos em todo país. 

As experiências foram relatadas no I Congresso sobre Farmácia Estabelecimento de Saúde, realizado no último final de semana em São Paulo. Participantes puderam conhecer os avanços na implementação da nova lei trazidas de Jacobina (BA), por Lucas Carneiro; de Vitória (ES), por Renata Aubin Dias Saliba; de Eldorado do Sul (RS), por Aline Fernandes da Silva; de Paulinia (SP), por Marisa Inamine Miachir; e de São Paulo (SP), por Eliete Bachrany Pinheiro e Silvia Srorpirtis.

Uma das garantias que a legislação contempla é a presença obrigatória de farmacêuticos nos estabelecimentos, reafirmando o que já determinava a lei Lei nº 5.991/73. A contratação do profissional em tempo integral ainda não acontece em muitas farmácias brasileiras, exigindo intensa mobilização e vigilância da categoria. 

Outra forma de explicar a conquista para a população é pensar na farmácia como um local de atendimento e orientação, onde necessidades básicas associadas à medicação podem ser esclarecidas com credibilidade. A  Lei nº 13.021/14, muda o perfil das farmácias e drogarias, que passam a ser estabelecimentos onde se dá a prestação da assistência farmacêutica.

O I Fórum sobre o tema foi aberto na sexta-feira, dia 17, com palestra sobre o modelo de farmácia brasileira, feita por Lucas Akkari, da IMS Helth, seguida de aula mágna do ministro da Saúde, Ademar Arthur Chioro dos Reis, sobre a Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Na sequência foi realizada uma mesa redonda das  entidades organizadoras do evento formadas pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar-SP). A Fenafar foi representada pelo presidente Ronald Ferreira. 

 

Redação CNTU



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.