ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
23/01/20

Congresso reafirma compromisso com políticas que garantam o Uso Racional de Medicamentos

Diretores da Fenafar e de seus sindicatos filiados participaram do evento.

 

 

O VII Congresso Brasileiro para o Uso Racional de Medicamentos (CBURM), realizado em dezembro último, reuniu farmacêuticos, outros profissionais da área da saúde, pesquisadores, estudantes e gestores que discutiram em vários painéis e grupos as políticas e o atual cenário sobre o Uso Racional de Medicamentos no País. A tesoureira da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Célia Chaves, que integra o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos e outros diretores da Fenafar e de seus sindicatos filiados participaram do evento.

 

O Comitê foi uma das instâncias de participação social atingidas pelo decreto que suspendou espaços de participação social, mas foi recriado pela Portaria 3.221, publicada no dia 10 de dezembro, data do primeiro dia do Congresso do Uso Racional. A diretora da Fenafar e integrando do CNPURM, Célia Chaves, que representa a Fenafar no Comitê desde sua criação, em 2006, comemorou a publicação da portaria. “O Comitê já realizou seis congressos e produziu as publicações como a Cartilha Sobre o Uso Racional de Medicamentos e, mais recentemente, ‘O uso de Medicamentos e Medicalização da Vida’. Essa trajetória deixa claro que sua criação foi um acerto e reforça a necessidade de que esse trabalho possa ter cada dia mais utilidade”, ela comentou.

 

Para a farmacêutica, a discussão sobre o Uso Racional de Medicamentos na sociedade é tema de grande relevância, em particular num momento em que se multiplicam no Congresso Nacional iniciativas para liberar a venda de medicamentos fora das farmácias e sem a supervisão de um profissional farmacêutico. Na avaliação de Célia Chaves, o CNPURM e os congressos realizados, além de outras iniciativas do Comitê têm contribuído para envolver outros setores para essa pauta que não é apenas da saúde, mas é da economia e da soberania nacional.

 

Ao final dos debates, o CBURM aprovou a Carta de Brasília, reafirmando diretrizes fundamentais para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Entre os pontos aprovados, a carta propõe defesa pelo financiamento e a ampliação dos laboratórios oficiais e dos centros de pesquisa nacionais, destinando recursos para o desenvolvimento científico, tecnológico, inovações e produção pública de fármacos e medicamentos que sejam de interesse do SUS, priorizando doenças prevalentes; além da soberania do País na produção de medicamentos e seus insumos, com regulação e monitoramento do mercado farmacêutico, combatendo preços abusivos e extorsivos de insumos e medicamentos na busca da equidade.

 

Leia a carta na íntegra clicando aqui.

 

 

 

 

Fonte: Fenafar.

 

 

Leia mais:

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.