ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
01/04/20

Consórcio Nordeste cria comitê científico para enfrentar coronavírus

O comitê será coordenado pelo Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende.

 

 

Na última terça-feira (31/3), foi realizada a primeira reunião, por videoconferência, do Comitê Científico do Consórcio Nordeste – parceria entre nove governadores da região. O comitê, anunciado um dia antes da reunião (30/3), foi criado para orientar as decisões tomadas pelos estados do Nordeste relacionadas ao combate ao novo coronavírus.

 

Na coordenação do grupo está Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

 

A metodologia que o comitê irá usar para ajudar os nove governadores da região a embasarem cientificamente as ações de ataque à pandemia foi apresentada na primeira reunião, com a participação do presidente do Consórcio, o governador da Bahia, Rui Costa.

 

“Montar um conselho científico de pesquisadores que são ou possuem relação com a região e que participam de grupos internacionais de pesquisa que estão acompanhando as ações e medidas relacionadas ao novo coronavírus foi uma decisão dos nove governadores do Nordeste. Esperamos que esse grupo apresente sugestões de enfrentamento à Covid-19, por meio de canais como boletins diários com orientações aos governadores, que contenham protocolos de procedimentos médicos atualizados e alternativas para repor insumos para confecção de equipamentos individuais de proteção e para mobilizar a cadeia produtiva envolvida na produção de respiradores, por exemplo”, explicou Costa.

 

Entre as ações previstas há o desenvolvimento de um aplicativo em que os nordestinos com suspeita do coronavírus poderão informar os sintomas que apresentam e se foram testados. As informações devem acelerar o monitoramento dos doentes facilitando a identificação dos locais com mais casos e viabilizar uma reação mais efetiva nessas localidades, quebrando a cadeia sucessória do vírus.

 

O comitê ainda está em formação, mas já possui 13 membros, incluindo um indicado por cada estado, e deve permanecer ativo até o fim da pandemia.

 

 

 

Fonte: Governo do Estado do Piauí com informações do Consórcio Nordeste.

 

 

Leia mais:

 

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.