ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
09/11/15

Saudade

João Guilherme Vargas Netto

Um grupo de amigos organiza o Tributo a David Capistrano Filho, na terça-feira, dia 10, em São Paulo, na Faculdade de Saúde Pública da USP, às 19h30, no auditório João Yunis.

David, que havia nascido em 1948, morreu há 15 anos, sem ver o novo século, tendo vivido intensamente como militante estudantil, médico sanitarista, dirigente do PCB clandestino, militante do PMDB, secretário municipal de saúde em Bauru e em Santos, prefeito de Santos (já como membro do PT) e uma das mais importantes personalidades da saúde pública no Brasil.

Filho de pai e mãe comunistas, David encarna para a geração que enfrentou politicamente e derrotou a ditadura militar, um exemplo de persistência e combatividade, aliadas à curiosidade intelectual e à arte de fazer política.

Eu, que fui seu companheiro nas lutas pela reorganização do PCB após a anistia e minha volta do exílio, testemunho que essas três características (combatividade, curiosidade e politização) foram as marcas de sua personalidade.

Era uma pessoa alegre, de bem com a vida, com amigos e amigas, guloso, irônico e informado. Também escrevia muito bem, com clareza e, às vezes, torneios quase barrocos de estilo.

O estudo que publicou com Roque Citadini sobre a grande vitória do PMDB nas eleições de 1982 em São Paulo, quando foi eleito governador Franco Montoro, é um clássico no gênero pela descrição da campanha e escolha criteriosa de textos marcantes, reproduzidos em anexo.

Enfrentou longa e dolorosa enfermidade, recuperou-se provisoriamente, mas foi enfim derrotado pelo anjo negro da morte prematura.

David poderia ter sido, se tivéssemos compreendido corretamente a singularidade brasileira nos fins da década de 70 e começos da de 80 do século passado, além do que foi, um dos maiores protagonistas na história politica e social contemporânea do Brasil.

João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical da CNTU



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.