Representatividade e luta
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) foi criada no dia 27 de dezembro de 2006 e teve seu registro sindical publicado no Diário Oficial da União em 9 de outubro de 2008.
A entidade representa engenheiros, farmacêuticos e odontologistas, por meio de suas federações, respectivamente FNE, Fenafar e FIO. Congrega ainda a militância dos economistas, por meio do sindicato paulista da categoria. Trata-se de uma rede que soma cerca de 2 milhões de profissionais brasileiros, unidos em três federações e aproximadamente 100 sindicatos.
Atuação
Presidida pelo engenheiro Murilo Pinheiro, a CNTU tem o objetivo de lutar pelos direitos dos profissionais liberais universitários, pelo desenvolvimento socioeconômico brasileiro e pela manutenção e fortalecimento da democracia.
Nesse esforço, agrega à luta pelos interesses trabalhistas de seus representados bandeiras que envolvem o bem-estar da população como um todo e a batalha pelos necessários avanços da sociedade brasileira. Exemplo dessas iniciativas são a Campanha Brasil Inteligente e ações pela igualdade de gênero e em prol da juventude, abrigada nos 15 departamentos temáticos da entidade.
A CNTU engaja-se ainda à luta do movimento sindical no Brasil e no globo, convicta da importância da solidariedade entre a classe trabalhadora para a construção de um mundo mais justo.