ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
10/06/19

Não haveria como inventar um Brasil como o Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias

"Nem a mente mais imaginativa, nem na perspectiva mais ousada, poder-se-ia inventar um país como o Brasil, mas este Brasil existe", descreve conselheiro da CNTU em artigo.

 

 

O Brasil foi considerado recentemente o terceiro país mais ignorante do mundo. O Brasil tem o segundo pior nível mundial de aprendizado de suas crianças.

 

No Brasil parcelas significativas dos cidadãos continuam a morrer de fome. No Brasil são elevados os percentuais da população que vem a falecer nos corredores de hospitais públicos sem qualquer atendimento.

 

No Brasil existem hoje cerca de quatorze milhões de desempregados. O Brasil está classificado nas últimas posições dos rankings sobre Inovação. O Brasil não conhece a quarta Revolução Industrial, não chegou ainda à terceira Revolução Industrial e vive seu subdesenvolvimento entre a segunda e a primeira Revolução Industrial.

 

No Brasil a corrupção passou a ser banalizada e na maioria das vezes sequer é percebida. O Brasil é roubado diariamente pela miséria, pela indigência e pela falta de resiliência. No Brasil é estimada a existência de treze milhões de analfabetos, ocupando a oitava posição como o país com mais adultos analfabetos do mundo. O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América Latina.

 

No Brasil é comprovado que mais de cinquenta por cento dos seus universitários são analfabetos funcionais. O Brasil se esforça continuamente para ficar nas últimas posições em quaisquer classificações sobre Educação.

 

O Brasil não sabe o que significa Educação. No Brasil não se gera Conhecimento Útil para o seu desenvolvimento e para a melhoria de vida dos seus cidadãos. No Brasil não há o giro da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para o desenvolvimento e progresso da Nação.

 

Mas, o mesmo Brasil é classificado como TOP DEZ em Economia tendo o nono maior PIB do mundo. Diversos Estudantes do Ensino Médio e do Fundamental do Brasil ganham prêmios internacionais em importantes campeonatos sobre Matemática, Biologia, Física, Química, Robótica, dentre outras áreas, todos os anos.

 

No mesmo Brasil tem-se expressiva produção de artigos científicos. O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos para o mundo chegando a ser reconhecido (novamente) como o “celeiro do mundo”. O Brasil se transforma no principal produtor/exportador agrícola do planeta, possuindo excelência no campo da produção agrícola. O Brasil lidera e liderou seguidas vezes o ranking IFF (Índice de Felicidade Futura).

 

O Brasil liderou seguidas vezes o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. O Brasil foi destaque no alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e segue fortemente trabalhando para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

 

O Brasil é destaque mundial no estudo com células-tronco adultas para tratamento de doenças do coração. O Brasil é destaque em estudos inéditos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O Brasil é o país que mais desenvolve o consumo de entretenimento e interações com as mídias digitais do mundo. O Brasil é referência no crescimento “verde” de acordo com o Banco Mundial. O Brasil lidera investimentos em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na América Latina. O Brasil lidera desenvolvimentos na produção de energia renovável na América do Sul.

 

Nem a mente mais imaginativa, nem na perspectiva mais ousada, poder-se-ia inventar um país como o Brasil, mas este Brasil existe.

 

Então, a despeito das dificuldades do Brasil, dos problemas enfrentados pelo Brasil, um BRASIL SEMPRE MELHOR PARA OS BRASILEIROS é SOLICITADO edificar. Vamos construir o Brasil Soberano que almejamos unindo nossas forças e expertises.

 

 

 

* Artigo escrito por Carlos Magno Corrêa Dias, Professor, Pesquisador, Gestor, Conselheiro Consultivo do Conselho das Mil Cabeças da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), Conselheiro Sênior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Líder (Coordenador) do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria (GPDTCEI) dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Líder (Coordenador) do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência (GPLFC) dos Grupos de Pesquisa do CNPq, Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE do Sistema Fiep, Personalidade Empreendedora do Estado do Paraná.

 

 

Leia mais:

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.