ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
25/03/20

Enfrentar a crise com coragem e responsabilidade

Murilo Pinheiro

Murilo Pinheiro, presidente da CNTU, reforça ação de cada um e apoio à saúde pública, manutenção dos direitos e atenção aos mais carentes no enfrentamento da pandemia.

 

 

O mundo todo encontra-se hoje em meio a um cenário dificílimo de medos e incertezas causados pelo novo coronavírus, que provoca a Covid-19. A situação terrível da Itália e o temor de que ela se repita em outras partes do Planeta, em especial aqui no Brasil, geram obviamente profunda apreensão quanto à saúde e à sobrevivência das pessoas e também quanto aos efeitos da pandemia e até das medidas para contê-la.

 

Nesse contexto, cabe a todos nós, poder público e sociedade, assumirmos a parcela de responsabilidade que nos cabe e fazermos todo o possível para que possamos enfrentar essa crise da melhor maneira possível, sem pânico ou leviandade.

 

Em primeiro lugar, temos a estratégia indicada pelas autoridades sanitárias, que é o distanciamento social para retardar a propagação do vírus e achatar a agora já conhecida curva da contaminação. É preciso que, ainda que sejamos muitos os que vão contrair o vírus, isso se dê num espaço de tempo o maior possível para evitar o colapso do sistema de saúde.

 

Traduzindo, é o também já famoso #FiqueEmCasa! Essa postura da parte de todos que tiverem condições de fazer o isolamento voluntário é fundamental, especialmente para protegermos os integrantes dos grupos de risco.

 

Na administração dessa situação, ponto absolutamente vital é que os governos e o Parlamento enxerguem com clareza a necessidade de abandonar a ideia do Estado mínimo, do ajuste fiscal e direcionem recursos à saúde e à assistência social. É preciso atender a população e assegurar que ela tenha meios de subsistência. Antes mesmo da pandemia, o Brasil já enfrentava graves índices de desemprego e pobreza. A situação tende a piorar agora, e o Estado deve agir pensando em toda a sociedade.

 

Precisamos preservar empresas e empregos para o pós-crise, mas não é possível que isso seja feito penalizando os já mais vulneráveis, cortando ainda mais direitos sociais e trabalhistas. É hora de pensar e agir com coragem e responsabilidade. Vamos em frente.

 

 

 

*Murilo Pinheiro, presidente da CNTU. 

 

 

 

Leia mais:

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.