ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
14/04/20

Artigo - Informação de qualidade faz bem à saúde

Murilo Pinheiro

CNTU disponibilizou seu sistema de comunicação para contribuir com a divulgação de informações de utilidade pública.

Nessa crise econômica e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e a multiplicação dos casos diagnosticados de Covid-19, são muitas e enormes as demandas. São necessários recursos bilionários para a saúde (incluindo leitos, equipamentos, material de proteção, apoio à pesquisa de vacinas e medicamentos eficazes etc.) e para garantir a sobrevivência da população e das empresas afetadas pela paralisação da atividade produtiva. Porém, há também um item essencial que se mostra a cada dia mais relevante, necessário e vital: informação de qualidade.

É preciso que autoridades e sociedade ajam e tomem decisões com base em dados corretos, e que as informações de utilidade pública cheguem a todos rapidamente e de forma clara. Definitivamente, não temos tempo a perder com desinformação, ilações e muito menos com as famosas “fake news”, lamentável tendência que se estabeleceu entre nós. Se o fenômeno é nefasto quando presente na política ou até no universo das fofocas sobre celebridades, pode ser trágico quando a questão é saúde pública.

Pesquisadores e profissionais de saúde em todo o mundo, e também no Brasil, estão debruçados sobre esse tema, correndo contra o tempo para buscar maior conhecimento sobre o vírus, a doença e como combatê-los. Ainda são muitas as dúvidas e incertezas e nosso desafio é enfrentar a situação sem saber ao certo qual a sua magnitude. Ou seja, definitivamente não temos tempo, energia ou recursos a desperdiçar nos perdendo em desinformação.

A mídia, portanto, tem papel crucial a cumprir nesse processo. A disputa aqui não deve ser pelo furo apressado ou pelo número de cliques, mas por informar melhor, com mais dados, precisão e responsabilidade. Não nos parece que a cobertura dessa pandemia possa se submeter à mera difusão de opiniões, é preciso checar e comprovar.

Nossa parte

Com esse norte, a CNTU direcionou os esforços do seus sistema de Comunicação – atuando em home office – para produzir conteúdo de qualidade para colaborar com a disseminação de boa informação sobre o tema. A pauta dos nossos veículos inclui o papel da engenharia, ciência e tecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19 e prestação de serviço de utilidade pública.

Tomamos a iniciativa de colocar à disposição dos poderes públicos (municipal, estadual e federal) os nossos espaços para colaborar com o esforço de fazer chegar à população a orientação necessária.

Intensificaremos assim nossa contribuição visando à conscientização e esclarecimento da nossa categoria, mas também do público em geral, para que possamos ser mais assertivos no enfrentamento e superação dessa situação. Informação correta faz bem à saúde. Convido a todos para acompanhar o nosso portal, que está integrado à luta pela vida e bem-estar de todos.

Eng. Murilo Pinheiro
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.