ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
28/08/20

Artigo - Quando procurar um profissional de saúde mental?

Nilva Marcandali*

"Como saber se já passei do meu limite? Primeiro, não procure na internet algum diagnóstico para 'as coisas' que está sentindo." Confira artigo da psicóloga Nilva Marcandali.

Imagem: FreepikImagem: Freepik

Como eu sei se minha ansiedade, desmotivação, apatia, tristeza, preguiça, irritabilidade... (todos aqueles sentimentos, comportamentos e sensações que me desagradam) viraram uma patologia?

Autodiagnosticar-se nunca foi a melhor escolha, porém, comumente o que acontece é ignorar e entender como normais todas as coisas incomodas que estão acontecendo: “Sempre fui ansioso, agitado e sem foco”. Será que era pra ser assim mesmo?

A dinâmica da vida atual está além do que o corpo humano foi feito para suportar. O número de pacientes psiquiátricos só cresce. O preconceito em relação a fazer psicoterapia ainda é altíssimo, porém, aumentou significativamente o número de dispostos. O ser humano está adoecendo mentalmente e nem percebe.

Durante esses meses de pandemia verificou-se um agravamento de comportamentos disfuncionais, ou seja, aqueles que atrapalham ou paralisam suas tarefas. Verifica-se que quando algum comportamento inadequado torna-se mais recorrente, alguma área da vida sofre um déficit. Na quarentena, como praticamente todas as áreas da nossa vida estão convivendo juntas, sob o mesmo teto, a pessoa poderá entrar em colapso físico e mental.

Muitos indivíduos que já estavam no limite de autocontrole em relação a esses perturbadores do equilíbrio, com os agravantes relacionados a pandemia, renderam-se a um profissional da saúde mental, psiquiatra e/ou psicólogo(a).

Como saber se já passei do meu limite?

Primeiro, não procure na internet algum diagnóstico para “as coisas” que está sentindo. A avaliação será de você hoje, com você há alguns meses atrás. Comece a observar e anotar o que anda diferente em você, e o tempo que aquele desconforto ou comportamento disfuncional consome do seu dia. Se o resultado de tua observação lhe deixar preocupado, será bom pedir a percepção de outra pessoa próxima. Se o feedback confirmar tuas observações, talvez seria o momento de buscar a opinião de um profissional da saúde mental.

Psicóloga e psiquiatra são coisas de louco?

Se você se interessou pelo título dessa matéria, provavelmente você não pensa assim. Tomara!

Via de regra, se está tomando a iniciativa de resolver essa situação, diria que você pode começar buscando um(a) psicólogo(a). Com o decorrer das sessões, ele(a) avaliará a necessidade de uma consulta ao médico psiquiatra. Fechado um diagnóstico e a prescrição de medicação, seu médico e psicólogo(a) irão explanar os argumentos do tratamento, até que você se sinta confortável para iniciar um processo medicamentoso.

Mesmo assim, se você for muito resistente a esses profissionais, busque um médico de tua confiança e conte o que está acontecendo. Saiba que quanto mais se demora a diagnosticar e tratar uma doença psiquiátrica ou psicológica, mais tempo levará para o tratamento e uso de medicação. Cuide-se!



* É proprietária e psicóloga do Espaço Mente&Corpo NM. Psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental; especialista em terapia comportamental pelo HU-IPUSP, em terapia cognitivo-comportamental pelo Amban-IPq-HC-FMUSP e aprimoramento em Luto, depressão e prevenção ao suicídio.



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.