ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
05/02/14

Odontologistas querem saúde bucal em todo o SUS

A reivindicação consta de documento apresentado à Coordenação Nacional de Saúde Bucal com propostas para fortalecer a política nacional do setor

 

21/1/2011

Uma mudança no modelo de ação da Coordenação Nacional de Saúde Bucal (CNSB) e a continuidade da construção coletiva das políticas do setor é o que defende a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) para fortalecer a ação básica no país e assegurar acesso dos usuários aos serviços. 

Em documento encaminhado no final do ano, a nova diretoria da FIO apresentou um histórico da implementação da política nacional do setor nos últimos anos, para a qual a federação contribuiu, juntamente com diversos representantes da sociedade. 

Um exemplo foi o documento "Fome Zero e Boca Cheia de Dentes", apresentado pelos defensores de uma Reforma Sanitária e do Sistema ùnico de Saúde (SUS) na transição para o primeiro governo do presidente Lula. Outro momento foi a Conferência Nacional de Saúde Bucal, em 2004, que igualmente subsidiou o governo para a Política Nacional de Saúde Bucal. 

Para efetivar e ampliar essa política, a FIO reivindica, entre outras coisas, que a saúde bucal seja inserida em todos os programas do SUS e que se fortaleça a relação político-administrativa com os gestores nos Estados e Municípios.

Melhores mecanismos para controle dos recursos financeiros repassados no âmbito do Denasus e respeito aos direitos trabalhistas pelos entes federados também são propostas da FIO. 

 

O documento aponta medidas que alcancem diretamente a população, como a fluoretação da água e campanhas informativas e educativas nos meios de comunicação.

A diretoria da FIO foi representada no encontro de dezembro com o coordenador da CNSB, Gilberto Alfredo Pucca, para entrega do documento, pelo presidente Welington Moreira Mello, o secretário-geral Aroldo Pinheiro de Moura, o diretor de finanças José Carrijo Brom e o diretor Carlos Roberto Augusto. 

 

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.