Relançada Frente Parlamentar pela Assistência Farmacêutica
A atividade reuniu no Anexo IV da Câmara dos Deputados parlamentares de diferentes partidos, integrantes e não-integrantes da Frente, entidades de categoria – tais como sindicatos, Conselhos de Farmácia, associações,
Cercada por muito prestígio foi relançada em Brasília, na manhã de quarta-fera (23), a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica que atuará no Congresso Nacional na atual legislatura.
A presidente da Fenafar, Célia Chaves, deu as boas-vindas aos participantes da atividade cujo objetivo é reestruturar a Frente Parlamentar nas duas casas legislativas. “Temos grandes mudanças a conquistar. Precisamos resgatar o papel da assistência farmacêutica no contexto da saúde”, afirmou a farmacêutica. Citando os projetos de lei de maior interesse da categoria, destacou o substitutivo ao PL 4385/94 que torna a farmácia um estabelecimento de saúde, como já foi no passado.
Representante da Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) abriu o evento compartilhando encontro que teve com a presidenta Dilma Rousseff, no qual ela “deixou claro que saúde é uma das prioridades do governo”. Para a senadora, isso mostra que quanto maior for a organização da Frente, maiores serão as oportunidades. “Os deputados que estão aqui vão colaborar muito com a causa”, disse, e pediu que outros profissionais também encampem essa ideia.
Presidente de uma das mais fortes frentes parlamentares do Congresso, a da Saúde, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) em sua intervenção falou sobre investimentos, tecnologia e pesquisa. E fez um apelo para que todos se unam em prol de uma mesma bandeira: a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Devemos nos juntar, independentemente de partidos, com objetivo de priorizar a saúde”.
O restaurante onde foi servido o café logo ficou repleto, e tornou-se espaço para que entidades e parlamentares trocassem opiniões e expectativas também sobre a importância de reforçar o SUS.
Confira mais declarações:
“Queremos fazer desse um espaço permanente de discussão sobre a importância da assistência farmacêutica para a saúde brasileira”.
Rilke Novato Públio, vice-presidente da Fenafar
“Nossa luta é para tornar a atividade de farmacêutico mais descente. Estamos aqui pelo apoio dos parlamentares, sem eles não temos força, mas queremos também sensibilizar a população”.
Cecília Leite Motta de Oliveira, presidente do SINFAR-AM
“Os estudantes de farmácia estão unidos pela valorização do profissional. Vemos como um grande avanço as mudanças propostas”.
Dalmare Anderson, coordenador da Executiva de Estudantes de Farmácia (ENEFAR), aluno da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
“Todo o movimento social precisa participar dessa luta e dar apoio ao PL da assistência farmacêutica. Vamos mobilizar e dar mais visibilidade ao tema”.
Rogério Nunes, CTB
Estavam presentes também os Sindicatos Farmacêuticos do Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina; os Conselhos Regionais de Farmácia da Bahia, Santa Catarina e São Paulo. E ainda o presidente da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dirceu Barbano; o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro; presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag-DF), a presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Leite. Além deles Samir Najjar, do Conselho Federal de Odontologia (CFO); Douglas Rego e Fabiana Vilela da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac); Sara Loven da Confarma e Rinaldo Ferreira da Farma & Farma.
Entre os parlamentares, os deputados Alice Portugal (PCdoB), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Carmen Zanotto (PPS-SC), Chico Lopes (PCdoB-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Geraldo Resende (PMDB-MS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), João Ananias (PCdoB-CE), Jô Moraes (PCdoB-MG), Luciana Santos (PCdoB-PE), Marcus Pestana (PSB-MG), Mauro Nazif (PSB-RO), Nelson Marchezan (PSDB-RS), Odacir Zonta (PP-SC), Paulo Foletto (PSB-ES), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Ságuas Moraes (PT-MT), Wellington Fagundes (PR-MT).
Sandra Cruz, de Brasília
+ Notícias



