ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
24/08/10

O debate sobre carreiras e as profissões do SUS

Para representante da FIO, presença de diferentes profissões na busca de soluções para o trabalho de atendimento à saude assegura a integralidade prevista pelo Sistema Único

Trabalho, profissões e carreira no SUS tem sido temas de intenso debate para diversas categorias na área de saúde, que buscam abordagens mais integradas dos diversos segmentos para assegurar atendimento em saúde em todo país.  O representante da FIO na Comissão Especial para elaboração de propostas de Carreira para o SUS, Welington Moreira Mello, atualmente integrada por médicos, enfermerios e odontólogos, defende por exemplo que essa comissão, que terá a missão de fixar profissionais em area de dificil acesso inclua também os farmacêuticos, apoiando moção da Fenafar, para que outras entidades representativas de profissões da saúde sejam incorporadas ao trabalho.  Essa também é a posição da Mesa Nacional de Negociação, explica Moreira Mello, que também representa a FIO nessa instância. "Nós fomos favoraveis que as demais categorias pudessem fazer parte desta comissão  e do rol de profissionais a serem fixados nos locais de dificil acesso, fazendo parte do SUS, como a integralidade o exige.

A edição do Diário Oficial da União de 12 de agosto trouxe publicada a inclusão de gestores representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Os novos cargos fazem parte da Comissão Especial do Ministério da Saúde criada para elaborar uma proposta de carreiras do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por enquanto, o grupo também deve integrar quatro representantes do ministério, dois representantes da categoria médica, sendo um indicado pelo CFM e um pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), além de dois representantes da categoria dos enfermeiros e dois representantes da categoria dos odontólogos.

A constituição da Comissão corresponde a uma proposta de carreira do SUS que abrangerá, inicialmente, os profissionais médicos, os odontólogos e os enfermeiros. A portaria prevê que o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão será de, no máximo, 90 dias, a partir da data de sua instalação.

As profissões de Saúde

Outro encontro que mobilizou categorias da saúde, segundo Moreira Mello, foi o Seminário Profissões de Saúde - Interdisciplinaridade e Necessidades Sociais do SUS, realizado dias 18 e 19 de agosto. A abertura contou com representantes do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Conass, Conasems e a participação do Ministério da Saúde do Governo Uruguaio. 

Uma mesa sobre Transformações no Mundo do Trabalho foi coordenada pelo Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, e pela Conselheira Nacional, Graciara de Azevedo. Para Batista Júnior, o Sistema Único de Saúde esbarra em dois grandes desafios: financiamento e gestão do trabalho, sendo que em relação ao trabalho um dos maiores equívocos é o tratamento diferenciado entre as profissões de saúde e até mesmo dentro das mesmas categorias 
 

(saiba mais aqui)



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.