ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
29/07/10

Brasil e Japão vão assinar acordo previdenciário

Pelo acordo, cada país vai pagar a parte proporcional ao tempo de contribuição do trabalhador dentro do seu sistema previdenciário, como já é feito por meio de acordos firmados com outros oito países.

O Brasil vai firmar hoje (29) acordo previdenciário com o Japão, para permitir que trabalhadores brasileiros que estão naquele país possam somar seu tempo de trabalho no Brasil para efeito de aposentadoria. A regra valerá para que eles venham a obter os benefícios por idade, invalidez e pensão por morte. Calcula-se que, atualmente, 300 mil brasileiros trabalhem no Japão.

Pelo acordo, cada país vai pagar a parte proporcional ao tempo de contribuição do trabalhador dentro do seu sistema previdenciário, como já é feito por meio de acordos firmados com outros oito países.

O acordo será assinado em Tóquio. O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, estará no Japão para a assinatura e também por causa da comemoração dos 20 anos da migração de brasileiros para o país. Segundo ele, também há entendimentos com os Estados Unidos para que os trabalhadores brasileiros que estão naquele país possam se beneficiar da mesma medida.

De acordo com o ministro, outros entendimentos já foram feitos com diversos países da Europa. O Brasil já firmou 22 acordos com países das Américas e falta a ratificação de sete deles. Gabas disse que também estão com negociação prevista acordos previdenciários com Israel, Síria, Líbano, Angola, Moçambique e África do Sul.

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.