ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
07/05/10

Brasileiro ganha prêmio em odontologia preventiva

Jaime Aparecido Cury atua na área de bioquímica, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrega do Prêmio será em 8 de julho, em Montpellier, França, na ceri

Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, foi agraciado com o Prêmio Yngve Ericsson Prize, considerado um dos mais importante na área de odontologia preventiva

Cury atua na área de bioquímica, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrega do Prêmio será em 8 de julho, em Montpellier, França, na cerimônia de abertura da Organização Européia de Pesquisa em Cariologia (Orca).

A premiação, realizada a cada três anos, é entregue a dois pesquisadores. O outro escolhido foi o professor Hanu Hausen, da área de epidemiologia, da Finlândia. Além do certificado, cada pesquisador receberá um prêmio de US$ 25 mil.

Até sua ultima edição de 2007, esse prêmio era entregue em cerimônia realizada no Karolinska Institute, Estocolmo, Suécia, mas a partir de 2010 passará a fazer parte da solenidade de abertura do encontro científico da Orca.

O prêmio foi criado em 1986 em homenagem ao professor do Karolinska Institute Ingve Ericsson, um dos fundadores da Orca e pesquisador especializado em flúor. Os concorrentes são indicados ao prêmio e o professor Jaime foi recomendado para essa competição pela professora Livia Tenuta, como sócia da Orca, e pelo professor Francisco Haiter Neto, em nome da diretoria da FOP.

Uma comissão internacional julga os indicados, levando em conta o que eles realizaram de pesquisas laboratoriais ou clínica de destaque que contribuíram especificamente para a prevenção de doenças bucais. Os candidatos são julgados pela originalidade, qualidade e abrangência da sua contribuição científica, assim como a abrangência e a importância clinica dos resultados. Concorrem apenas pesquisadores que ainda estão ativos em pesquisas.

Para o professor, a distinção representa o reconhecimento internacional do trabalho que ele tem desenvolvido. "Fico mais estimulado a continuar o meu trabalho, pois o prêmio é fonte de energia para a alma do pesquisador", disse Cury.

Nas edições anteriores desse prêmio foram laureados quatro cientistas norte-americanos e nove europeus (um dinamarquês, um finlandês, um holandês, dois noruegueses, dois suecos e dois suíços).

O professor, formado pela FOP, buscou na sua carreira acadêmica formação em área básica tendo feito mestrado e doutorado em bioquímica. Essa formação sempre o ajudou a desenvolver e aprofundar em pesquisas sobre como o fluoreto age nos mecanismo de ação anticárie.

Cury é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1985 e foi presidente da Associação Brasileira de Odontologia Preventiva (Aboprev), de 1993 a 1995. Publicou cerca de 200 artigos científicos, sendo 150 em revistas internacionais. É autor de nove capítulos de livros, sendo dois internacionais. Foi de 2005-2007 presidente do Grupo de Cariologia da International Asssociation for Dental Research (IADR).

(Assessoria de Comunicação do CNPq, com informações e foto da FOP/Unicamp)



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.