ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
06/04/10

pauta unificada para América do Sul

Centrais sindicais do continente se reunião esta semana em Buenos Aires para discutir pauta comum para 2010

Os dirigentes de 13 centrais sindicais da Argentina, do Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai vão se reunir entre os dias 8 e 9 de abril em Buenos Aires para debater uma pauta comum para 2010. Um dos temas em debate é a rejeição às tentativas de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. De acordo com o secretário-geral da Coordenação de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), o argentino Adolfo Aguirre, "existem mais desigualdades do que simetrias entre os dois blocos comerciais". 

O dirigente da CCSC, citado pela Agência Boliviana de Informação (ABI), disse que a possibilidade de discussão sobre um tratado de livre comércio (TLC) foi aberta por José Luis Rodríguez Zapatero, que preside a União Europeia, e Cristina Kirchner, que atualmente exerce a presidência rotativa do Mercosul. O tratado seria similar ao que foi impulsionado pela União Europeia com a Colômbia, o Peru e a América Central.

Adolfo Aguirre disse que o debate sobre o assunto é bastante complexo porque o Sul da América Latina é uma região mais industrializada e as discussões precisam ser mais justas. 

"A União Europeia", disse Aguirre, "já existe há dezenas de anos, possui um Parlamento funcionando, um formato financeiro e uma estrutura de chefes de Estado que define as linhas comerciais. Aqui temos um Parlamento que não tem influência sobre a legislação dos países membros do Mercosul, os chefes de Estado aprovam políticas para seis meses e não existe uma estrutura financeira regional".

As centrais sindicais que estarão reunidas em Buenos Aires também farão um balanço do encontro que ocorreu no ano passado em Montevidéu, a capital uruguaia. Outro assunto que ocupará a atenção dos líderes sindicais do Mercosul são as prioridades para a categoria em um ano marcado por uma série de situações-chaves, como é o caso da eleição do sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o secretário-geral da CCSCS, Adolfo Aguirre, no próximo mês de maio o sindicalismo latino-americano, caribenho e europeu tem encontro marcado em Madri, capital espanhola, para aprofundar as discussões em torno da possibilidade de livre comércio entre o  Mercosul e a União Europeia.

Luiz Antônio Alves, Agência Brasil

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.