ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
03/02/10

Reta final das inscrições em dois editais do CNPq

Chamadas com prazos de inscrição terminando neste mês visam fortalecer o sistema de pós-graduação e o desenvolvimento sustentável na região amazônica

Até 10 de fevereiro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) recebe propostas para dois editais: um para fortalecer a pós-graduação em áreas estratégicas e outro para o desenvolvimento de pesquisa na Amazônia.

Os interessados têm poucos dias para enviar as inscrições por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Confira um resumo e os links para os textos completos de cada edital:

Pós-graduação

Com o objetivo de consolidar e o fortalecer a pós-graduação brasileira em áreas estratégicas, o Edital 70/2009 pretende conceder bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 57,2 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), divididos em duas chamadas.

Os orientadores têm até o dia 8 de fevereiro para concorrer à primeira chamada. O pesquisador deve ser vinculado a uma instituição de pesquisa no país, ser orientador de Programa de Pós-Graduação credenciado pela Capes e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas do edital.

O edital está disponível emhttp://www.cnpq.br/editais/ct/2009/070.htm

Desenvolvimento da Amazônia

Apoiar projetos e a formação de doutores com foco na biodiversidade e biotecnologia a fim de gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia é o objetivo do edital 066/2009.

No total serão investidos R$ 13 milhões para incentivar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que integrem competências para a consolidação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte).

O projeto deverá contemplar pelo menos duas linhas temáticas. Para que a geração de produtos que agreguem valor à biodiversidade amazônica e a formação de doutores ocorram de forma eficiente, o tema bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos é obrigatório. O conhecimento da biodiversidade amazônica e a conservação e uso sustentável da biodiversidade são as outras opções. A data limite para submissão de propostas é 10 de fevereiro.

O edital está emhttp://www.cnpq.br/editais/ct/2009/066_v2.htm

(Fonte: Jornal da Ciência com Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.