ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
01/02/10

Movimentos aprovam Carta de Salvador

O documento defende soberania nacional por meio do pré-sal, condena a opressão contra a população negra, as mulheres e os homossexuais, manifesta solidariedade ao Haiti e se opõe à presença de bases es

Uma assembleia dos movimentos sociais aprovou no domingo (31) o documento final do Fórum Social Mundial Temático da Bahia, chamado de Carta de Salvador.  É um texto complementar ao documento batizado deCarta de Porto Alegre, que foi aprovada três dias antes no Fórum Social Mundial 10 Anos. Um dos acréscimos foi o pedido de manifestação mais enfática de solidariedade ao povo do Haiti

De acordo com a representante da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Lúcia Stumpf, o documento aborda cinco principais temas, como a soberania nacional por meio da defesa do pré-sal e a oposição à presença de bases estrangeiras no continente sul-americano, sobretudo de bases norte-americanas no Panamá e em Cuba.

O texto também condena a opressão contra a população negra, as mulheres e os homossexuais e pede um Brasil mais democrático, com participação direta do povo nas decisões, além do fortalecimento do Estado como indutor do desenvolvimento.


Segundo Lucia,  também ficou aprovado um calendário de lutas com assembleia em São Paulo no dia 31 de maio. No ato, os movimentos sociais devem decidir a lista de reivindicações para os candidatos à presidência da República nas eleições deste ano.

“Não é uma assembleia que pretende apoiar qualquer candidatura. Entendemos que esse não é o papel dos movimentos sociais.”

Fontes: Ciranda e Agência Brasil



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.