ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
19/01/10

Fórum Urbano Mundial chega ao Brasil em março

São esperados cerca de 10 mil participantes para o evento, entre representantes da sociedade civil, ONGs, movimentos sociais e acadêmicos para debater o direito à cidade

O crescimento desordenado dos grandes centros urbanos, a segregação e o direito à cidade são temas do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM 5), que será realizado em março de 2010, no Rio de Janeiro. Movimentos sociais e ONGs se preparam para o evento.

O Brasil tem cerca de 80% de sua população vivendo em cidades e será o primeiro da América Latina a sediar o FUM 5, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), agência da ONU.A história começa em 1996, durante a Conferência Habitat II, em Istambul, quando foi consagrado o direito à moradia e foi lançado, mundialmente, o direito à cidade. Em 2002, o primeiro Fórum Urbano Mundial foi realizado em Nairóbi, Quênia. O FUM já passou pela Espanha, em 2004; pelo Canadá, em 2006; e  pela China, em 2008.

São esperados cerca de 10 mil participantes para o evento, entre representantes da sociedade civil, ONGs, movimentos sociais e acadêmicos. O ‘direito à cidade’ como marco referencial para modificar a realidade urbana – por meio da construção de cidades mais humanas, democráticas e sustentáveis – foi a escolha temática conceitual e estratégica do Fórum Urbano Mundial 5. Dar lugar a um grande espaço de discussão e proposição de novas intervenções, sejam elas físicas ou sociais, é um dos principais objetivos do evento, que tem como metodologia a criação de Grupos de Trabalho (GT's).

No Brasil, entre os integrantes do GT, estão representantes de trabalhadores(as), movimentos sociais, ONGs e entidades de pesquisa, acadêmicas e profissionais.  A aprovação da programação depende da Un-Habitat. Seu conteúdo deverá obedecer à divisão feita nas edições anteriores do fórum: seis diálogos (mesas com experts internacionais falando sobre o tema central do FUM); 12 mesas-redondas (apresentação de experiências bem sucedidas) e 108 eventos, chamados de rede, que tratam de assuntos  propostos por diversos parceiros.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.