ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
07/12/09

Conferência do clima começa em Copenhague

Começou nesta segunda (7) a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). Sob pressão, mais de 190 países tentam novo acordo

Único país rico que não assinou o Protocolo de Quioto e nem controlou suas emissões até hoje, os EUA se viram forçados, desta vez, a prometer corte de 17% das emissões até 2020.

Foi seguido pela China, outra grande poluidora, que anunciou compromisso de corte entre 40% e 45% por unidade de Produto Interno Bruto (PIB) até 2020, mesmo que isso ainda signifique dobrar as emissões do país.

O governo promete uma redução de  36,1% e 39,8% até 2020 ao evitar o lançamento de mais de 1 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.

Mas as previsões para a reunião de Copenhague ainda estão longe de corresponder ao clamor da sociedade civil mundial por um acordo que salve o planeta de uma catástrofe climática. Acompanhe os principais temas da Conferência no infográfico no final desta página.

Segundo a Agência Brasil, é improvável que a conferência defina o novo regime global para complementar o Protocolo de Quioto, lembrando que, nos últimos meses, reuniões preparatórias e encontros multilaterais não foram suficientes para fechar pontos importantes do acordo, que, pela regras da Organização das Nações Unidas (ONU), só pode ser aprovado por consenso.

Informa a Agência:
Um dos principais nós é o impasse sobre o financiamento de ações de adaptação e mitigação nos países em desenvolvimento. O dinheiro tem que vir dos países desenvolvidos, mas até agora não há sinal de acordo sobre os valores. Os mais pobres argumentam que são necessários pelo menos US$ 400 bilhões por ano.

A melhor proposta na mesa por parte dos países industrializados prevê aporte de cerca de US$ 140 bilhões, mas parte do dinheiro teria que vir dos países em desenvolvimento, caso do Brasil, da China e Índia.

Geralmente representados por diplomatas e ministros, chefes de Estado importantes no jogo da negociação climática já confirmaram presença em Copenhague em algum momento das próximas duas semanas. O norte-americano Barack Obama, o francês Nicolas Sarkozy, a alemã Angela Merkel, o britânico Gordon Brown e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão com passagens marcadas para a capital dinamarquesa.

Além de governos, participam da COP-15 representantes de organizações não governamentais, observadores internacionais e ativistas de todo o mundo. Em duas semanas de reunião, o número de participantes deve passar de 30 mil.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.