ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
16/03/15

CNTU: uma confederação de luta e trabalho

Posse da diretoria da CNTU para a gestão 2015-2018 evidenciou compromisso da entidade com defesa dos profissionais, desenvolvimento nacional e bem-estar da população

O Memorial JK, em Brasília, abrigou a na noite de 10 de março a solenidade de posse da diretoria da CNTU para a gestão 2015-2018, eleita em assembleia realizada em 13 de novembro de 2014assembleia realizada em 13 de novembro de 2014. Reunindo profissionais de todo o País, a atividade apontou o rumo da entidade para o próximo quadriênio: luta e trabalho na representação de 2 milhões de profissionais das categorias ligadas a ela – economistas, engenheiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas e odontologistas. Em seu discurso, Murilo Celso de Campos Pinheiro, reconduzido ao cargo de presidente, asseverou: “Nós todos temos orgulho de fazer parte da CNTU, reconhecida pelo trabalho que faz em todo o Brasil.” 

***Veja o album de fotos do evento***

***Assista à reportagem do JE na TV"""

Ele lembrou duas batalhas encampadas pela confederação recentemente por meio de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) impetradas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma delas contra o artigo 142, da Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, que permite a entrada de capital estrangeiro no setor da saúde. A outra relativa à Medida Provisória 664, que restringe o acesso a benefícios como a pensão por morte, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. “Estamos participando das questões da sociedade com propostas factíveis, cumprindo nosso dever de discutir as questões de frente, mas não apenas criticando”, completou.


Pinheiro também aproveitou a proximidade do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, para ressaltar a relevância da luta pela igualdade de gênero, outra bandeira da CNTU, que se materializa nas iniciativas do seu Coletivo de Mulheres. “Já avançamos muito nesse campo, mas falta muito mais”, afirmou.

Por fim, apontou a direção em que a entidade deve seguir: “Não podemos discutir a recessão no Brasil, é preciso que falemos em crescimento. A nossa confederação estará presente, ajudando na construção de um país mais justo com oportunidades para todos momento difícil.”


A cerimônia contou com a participação dos presidentes da Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas, e do Sindicato dos Economistas de São Paulo (SindeconSP), Pedro Afonso Gomes. Também prestigiaram o eventos os dirigentes das Federações dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, dos Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, dos Nutricionistas (Febran),  Ernane Silveira Rosas, dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira Filho, e dos Engeheiros (FNE), Carlos Bastos Abraham.

Atuação mais abrangente
Durante a cerimônia o presidente da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, anunciou também o início das atividades dos 15 novos departamentos de trabalhado da entidade que passam a funcionar como organismos de apoio à confederação em suas respectivas áreas. Cada um deles tem um coordenador, indicado pela diretoria, com mandato de dois anos. São eles

Departamento                                                      Coordenador (a)
Alimentação                                                           Ernane Silveira Rosas
Amazônia e meio ambiente                                Fátima Cristina Palmieri
Bioética e direitos humanos                               Luciano Elói
Brasil 2022                                                             Allen Habert
Cidades e mobilidade                                         Claudio Costa Manso
Ciência, tecnologia e inovação                          Marcelo Zuffo
Conjuntura econômica                                        Waldir Pereira Gomes
Cooperativismo                                                    João Carlos Gonçalves Bibbo
Educação continuada                                          Fernando Palmezan Neto
Formação sindical                                               José Carrijo Brom
Jovem profissional                                               Marcellie Dessimoni
Mulheres                                                                Gilda Almeida de Souza
Qualidade na saúde pública                             Marta Maite Sevillano
Relações internacionais                                    Welington Moreira Mello
Valorização profissional                                     Tadeu Ubirajara

Rita Casaro/Comunicação CNTU



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.