Dentistas de Campo Grande ganham ação judicial por salário em dia

A categoria de cirurgiões dentistas que prestam serviços na Rede Municipal de Saúde conseguiu na Justiça a garantia do pagamento integral dos salários até o quinto dia de cada mês.
O sindicato Dos Odontologistas de Mato Grosso do SUl entrou com Mandado de Segurança para garantir que não haja o escalonamento, ou parcelamento do salário. Segundo explicou o assessor jurídico do sindicato, o advogado Alexandre Chadid, os cirurgiões dentistas entrariam no escalonamento para o recebimento no dia 21 de agosto. “Entramos com o pedido na Justiça por três aspectos previstos na Constituição: o primeiro deles é que não se permite parcelamento de salários. Em seguida os proventos referem-se ao caráter alimentar da pessoa e, por último, o princípio da isonomia, onde não pode haver distinção entre os servidores, ou seja, todos trabalharam e todos devem receber”, explicou o advogado.
Após a liminar judicial conseguida, a categoria aguarda a intimação do prefeito Gilmar Olarte. A partir da notificação ele poderá até recorrer, mas fica valendo a decisão proferida pelo juiz, que determina o pagamento. O descumprimento da Liminar implicará em multa diária para a Prefeitura de Campo Grande no valor de R$ 5 mil, diariamente, em favor do sindicato da categoria.
O advogado explica que a decisão da Justiça vale apenas para os cirurgiões dentistas, ela não abrange outros servidores municipais. O salário de cirurgião dentista varia a partir de R$ 6 mil, dependendo de sua produtividade e número de plantões realizados.