Odontologia hospitalar conquista espaço no RN

Projeto Odontologia Hospitalar chega ao maior hospital do estado para levar atendimento aos pacientes de UTI. Tema foi destaque em congresso brasileiro e sindicato participa da formação dos profissionais.
A realização de um congresso de odontologia hospitalar e intensiva, nos dias 7 e 8 de outubro, em Natal, reunindo profissionais, especialistas, pesquisadores, estudantes, sindicalistas e representantes profissionais, ajudou a dar visibilidade para a inclusão, pioneira no Nordeste, de uma equipe de atendimento odontológico em UTIs no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), maior hospitasl público do Rio Grande do Norte.
Com apoio da Federação Interestadual de Odontologia (FIO) e participação de seu presidente, José Ferreira Campos Sobrinho, o congresso ( 1° Cobrohi) foi uma realização do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar, em parceria com o o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (Soern-RN). e o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), cujo presidente, Glaucio de Morais, também presidiu o congresso. Entre os temas do atendimento hospitalar, a presença do odontologista em UTIs foi um dos mais discutidos, e vem sendo uma luta da categoria em todo país.
Uma infecção bucal em um paciente que precisa de cuidados intensivos, tem um quadro de saúde e de imunidade fragilizados, depende de medicações e procedimentos cirúrgicos emergenciais, pode comprometer todo tratamento e levar à morte. É um quadro que só o odontologista pode avaliar e resolver de forma a liberar o paciente para operações mais invasivas, como a de coração, por exemplo.
O Projeto Odontologia Hospitalar, do HMWG ganhou cobertura nesta quarta-feira do site G1 RN, que ouviu o cirurgião bucomaxilo, Eimar Lopes de Oliveira, coordenador do projeto, e o presidente do Sindicato dos Odontologistas, Ivan Tavares Farias Júnior,. O sindicalista explica que "atualmente a equipe está composta por 10 dentistas que assistem os internos de quatro (das cinco) UTIs do Walfredo Gurgel, totalizando 39 pacientes beneficiados diariamente”.
Conquistando o RN
Durante o 1° Cobrohi, a presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar, Cláudia Baiseredo, avaliou que a odontologia hospitar tem crescido no Rio Grande do Norte, razão da escolha do estado, em assembleia realizada no ano passado, para sediar o evento deste ano
O presidente do Soern, Ivan Tavares, é especialista em cirurgia bucomaxilar e explica que o sindicato tem procurado influenciar o sistema hospitalar, ajudando na formação profissional. "Trabalho em hospitais e sei da carência da presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar" - diz ele. "Nosso sindicato promoveu um curso para preparação da primeira turma em Odontologia Hospitalar e alguns desses já estão permeando os hospitais de nosso Estado, no serviço público, portanto na alta complexidade”, explica. O curso é promovido em conjunto com o Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar.
O presidente da FIO, José Campos Sobrinho é igualmente um entusiasta da odontologia hospitalar. “Através da Fio, pudemos ajudar na concretização deste congresso e nos colocamos a disposição Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar para ajudar no que for preciso”, disse..