ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
01/12/15

CNTU prepara seu 3º Encontro Nacional

Beatriz ArrudaBeatriz ArrudaA CNTU reunirá, no próximo dia 10, as lideranças sindicais das seis categorias que compõem a entidade, de cinco federações e 97 sindicatos, além conselheiros consultivos e parceiros, para debater a conjuntura brasileira e superação das dificuldades no seu 3º Encontro Nacional.

Para a confederação, será "um dia de debates e trocas de ideias sobre o nosso país, afirmando e ampliando o papel da CNTU e dos profissionais universitários que ela representa". 

O tema norteador do evento é Democracia e Desenvolvimento, duas palavras que fazem sentido se altamente relacionadas, visando portanto não apenas o progresso material mas, também, o humano e social, os quais não são garantidos pelo acesso ao consumo de produtos, demandando educação, cultura e valores éticos. Democracia e Desenvolvimento não têm relação obrigatória, trata-se de um entendimento social e uma construção política permanentemente aperfeiçoada para os melhores meios de convivência e distribuição da riqueza. Esse binômio também pode ser entendido como uma necessidade contemporânea de desenvolver a política e democratizar a economia como grandes desafios que temos hoje no Brasil.

A partir do tema norteador, o 3º Encontro Nacional da CNTU realiza, pela manhã, a mesa-redonda “O direito à educação continuada dos profissionais universitários e sua importância ao desenvolvimento brasileiro”. A atividade é uma animação da campanha da CNTU denominada Brasil Inteligente – Por um sistema nacional de educação continuada dos profissionais universitários, que busca criar uma legislação e um ambiente cultural no País que incentivem e promovam a educação permanente do segmento. Ou seja, dos 15 milhões de brasileiros que possuem um diploma universitário.

O debate contará com a participação do  economista, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Claudemir Galvani; do  engenheiro, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), José Roberto Castilho Piqueira; da  farmacêutica, diretora de educação da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvana Nair Leite Contezini; da  médica, coordenadora do curso de medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), de 2003 a 2012, pesquisadora e professora em cirurgia plástica, Ivone Duarte; da nutricionista, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, Sandra Maria Chemin Seabra da Silva;  do odontologista, professor da  Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Associação Brasileira de Educação Odontológica, Celso Zilbovicius; e da  educadora, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Maria Rosa Abreu.

A educação continuada é um direito contemporâneo, inclusive no âmbito do direito ao trabalho, pois educação e trabalho têm confluência na sociedade do conhecimento.

O aprimoramento continuado de todos os trabalhadores, com atenção especial à porção mais escolarizada da população, é decisivo ao crescimento da produtividade da economia brasileira e ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovacional do País.

Já na programação à tarde, a conferência “Caminhos para o País que queremos” está no escopo do projeto Brasil 2022: o país que queremos, que a CNTU tem a honra de propor a toda a sociedade brasileira no contexto da comemoração altiva do Bicentenário da Independência do Brasil. Isso significa constituir, desde já, um processo de mobilização social de orientação democrática para desenvolver a soberania cidadã, por meio do debate criativo, com o uso de várias linguagens, experiências, e singularidades. A conferência será proferida pelo economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor.

A 8ª plenária do “Conselho das mil cabeças” dá continuidade ao debate apresentando propostas dos conselheiros consultivos da CNTU.

À noite, como acontece a cada ano, a CNTU realiza a cerimônia de entrega dos troféus e diplomas a sete personalidades profissionais, sendo seis delas indicadas pelas federações filiadas, e o sétimo, em Excelência em Gestão Pública, indicado pela diretoria da CNTU.

O Prêmio Personalidade Profissional da CNTU encontra-se em sua 5ª edição, contando já com uma expressiva galeria de homenageados, ainda mais enriquecida em 2015, com mais sete premiados pelo significado e excelência dos serviços prestados à sociedade. Este ano, serão homenageados o economista Sérgio Mendonça, o engenheiro Carlos Saboia Monte, o farmacêutico  José Miguel do Nascimento Júnior, o médico Geraldo Ferreira Filho, a nutricionista Patricia Constante Jaime, a odontologista Rozângela Fernandes Camapum e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O 3º Encontro Nacional da CNTU será realizado no Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP, à Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP. Informações e inscrições gratuitas podem ser solicitadas pelos telefones (11) 3113-2641 e (61) 3225-2288, ou pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Confira a programação

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.