ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
07/12/15

CNTU homenageia Personalidades Profissionais

A CNTU finalizará seu 3º Encontro Nacional da CNTU, na quinta-feira (10), com a cerimônia de entrega dos troféus e diplomas a sete personalidades profissionais. Evento terá transmissão ao vivo.

Os selecionados para o Prêmio Personalidade Profissional CNTU 2015 são nomes que se destacaram no ano de 2015, pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Seis premiados são indicados pelas federações filiadas, e o sétimo, em Excelência em Gestão Pública, pela diretoria da CNTU.

O Prêmio Personalidade Profissional da CNTU já está em sua 5ª edição, e homenageia este ano o economista Sérgio Mendonça, o engenheiro Carlos Saboia Monte, o farmacêutico  José Miguel do Nascimento Júnior, o médico Geraldo Ferreira Filho, a nutricionista Patricia Constante Jaime, a odontologista Rozângela Fernandes Camapum e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O 3º Encontro Nacional da CNTU reunirá as lideranças sindicais das seis categorias que compõem a entidade, e terá transmissão ao vivo (acompanhe aqui).

Confira os perfis dos homenageados

 

Prêmio Personalidade Profissional 2015

Economia

Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça

Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pós-graduado na área pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Foi professor de economia e gestão das relações de trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou por mais de 20 anos no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ocupando os cargos de analista e diretor técnico. Foi conselheiro efetivo do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região – São Paulo (Corecon-SP) e do Programa Comunidade Solidária. Atualmente é secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na mesma pasta, foi secretário de Recursos Humanos, entre 2003 e 2007. Integra o Conselho de Administração da Liquigás Distribuidora S.A. e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Engenharia

Carlos Saboia Monte

Engenheiro mecânico formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sócio-gerente da Profix Consultoria desde 1998, é consultor e coordenador técnico do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), desde 2006, quando foi lançado. Exerceu atividades profissionais como engenheiro nas companhias públicas Furnas Centrais Elétricas S/A e Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras S/A e nas privadas Montreal Engenharia, Chicago Bridge Construções, Iterna Isolantes Térmicos Nacionais e Project Engenharia Industrial. Foi diretor das empresas Floryl Florestadora Ypê e Multiplic Mineração, bem como do Desenvolvimento de Novos Negócios do grupo financeiro Multiplic. Secretário-geral do Ministério da Previdência e Assistência Social em 1987 e 1988.

Farmácia

José Miguel do Nascimento Júnior

Graduado em Farmácia Bioquímica, especialista e mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, no qual foi coordenador-geral de assistência farmacêutica básica. É ainda coordenador do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS) e dos comitês Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além de membro de vários outros, bem como de conselhos e câmaras. Foi diretor de assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, consultor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. Também foi professor da Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Medicina

Geraldo Ferreira Filho

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com residência médica em Anestesiologia pela Santa Casa de Ribeirão Preto, atua nessa área nos setores público e privado, vinculado aos hospitais Walfredo Gurgel, Onofre Lopes e à Clínica Integrada de Anestesia. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Finanças na Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a qual presidiu entre 2012 e 2015, liderando a resistência ao governo federal nos vetos ao Ato Médico e ao programa Mais Médicos. Está à frente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, pelo terceiro mandato. Comandou ainda, ao longo de sua trajetória, a Sociedade de Anestesia e a Associação Médica do estado, bem como a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed). E exerceu o cargo de diretor de marketing da Associação Médica Brasileira entre 2005 e 2011.

Nutrição

Patricia Constante Jaime

Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública e pós-doutora em Epidemiologia Nutricional pela Universidade de São Paulo (USP) e em Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido. Professora associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. Formada há 20 anos, tem ampla experiência no ensino e pesquisa no campo da nutrição em saúde pública e na gestão de políticas públicas. Esteve à frente da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde de 2011 a 2014, sendo responsável pela gestão federal da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e pela coordenação técnica do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde em 2014.

Odontologia

Rozângela Fernandes Camapum

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia de Goiás. Foi coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde até novembro último, secretaria Especial de Saúde Indígena do órgão até agosto de 2015 e cirurgiã-dentista da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal de 1987 a 2012. Membro de diversos conselhos e comissões ao longo de sua carreira, participou e organizou palestras, cursos, oficinas de capacitação, seminários e conferências. Iniciando sua militância no movimento estudantil, foi presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas de 1995 a 1998 e coordenadora-geral do Fórum dos Trabalhadores das Entidades Nacionais da Área da Saúde de 1997 a 1998 e de 2005 a 2006. Coordenou ainda a elaboração de diversas publicações em sua área, como manuais, planos e relatórios.

Excelência em gestão pública

Gilberto Kassab

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), também cursou Introdução à Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). É ministro das Cidades desde janeiro de 2015. Vereador em São Paulo em 1992 e deputado estadual em 1995, licenciou-se nos dois últimos anos de mandato para ser secretário de Planejamento da Prefeitura do município, em que coordenou o processo de conclusão do Plano Diretor de São Paulo, parado havia mais de 20 anos. Foi ainda deputado federal em 1998 e em 2002. Na Câmara, apresentou projeto transformado em lei que instituiu a tarifa social de energia elétrica para consumidores residenciais de baixa renda. Renunciou ao cargo em janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prefeito de São Paulo. No ano seguinte, assumiu o comando da Prefeitura da cidade e em 2008 alcançou a reeleição, em caráter pioneiro na história do município.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.