ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/02/16

Conselheiro da CNTU fala sobre ciência e tecnologia no Roda Viva

Para o professor Marcelo Zuffo,  o Brasil ainda está muito defasado na área de ciência e tecnologia em comparação a outros países, principalmente os de economia emergente. Confira entrevista.

O conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Marcelo Zuffo, foi o entrevistado do programa “Roda Viva”, da TV Cultura de São Paulo, exibido em 25 de janeiro último.

Na oportunidade, ele disse acreditar que o avanço da tecnologia sobre todos os setores da sociedade trará profundas mudanças na educação, saúde, trabalho, arte e cultura. E isso vai acontecer, entre outros fatores, pela combinação dos recursos da televisão digital com a internet e a computação.

Apesar do potencial e de ser um país rico, observa o professor, o Brasil ainda está muito defasado na área de ciência e tecnologia em comparação a outros países, principalmente os de economia emergente. “O brasileiro é muito “tecnofóbico”, ou seja, somos excelentes consumidores de tecnologia. Mas o cidadão comum ainda não tem clareza exata do papel do desenvolvimento no contexto da sociedade da informação, diferentemente dos norte-americanos e coreanos, por exemplo.” Para reforçar sua posição, Zuffo disse que os Estados Unidos têm 1.600 escolas de engenharia e a China, 900.

Outra área que será beneficiada com o avanço da ciência e tecnologia, segundo ele, é a medicina, com a utilização de recursos eletrônicos para substituir procedimentos invasivos na luta contra o câncer.

Confira toda a entrevista do conselheiro da CNTU ao Roda Viva, no vídeo abaixo:

 Marcelo Zuffo no Roda VivaMarcelo Zuffo no Roda Viva

Rosângela Ribeiro Gil - Imprensa Seesp



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.