ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
20/06/16

Engenharia brasileira é homenageada no Acre

A honraria foi prestada pela Assembleia Legislativa do Acre, em 14 de junho último, destacando a colaboração fundamental da engenharia ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul conforme iniciativa do deputado estadual Lourival Marques (PT-AC).

Foto: Rita CasaroFoto: Rita Casaro

 

Durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em 14 de junho último, em homenagem à engenharia nacional, o presidente da CNTU, que também está à frente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), recebeu do Parlamento o título de cidadão acriano e também diploma de honra ao mérito como "refundador do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Acre (Senge-AC) e colaborador com as bandeiras de luta pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul Americana e inclusão social". As duas iniciativas foram indicadas pelo deputado estadual Lourival Marques (PT-AC). Segundo reconheceu o presidente da Assembleia, Ney Amorim, Pinheiro foi essencial para a construção do diálogo entre entre o Executivo e os profissionais da área na garantia da aprovação da Lei Cartaxo no final de 2013 – crucial à valorização da categoria no Acre e pagamento de remuneração justa. Sobre o título de cidadão acriano, foi categórico: "Ele já veio ao nosso estado mais de dez vezes. Quem vem mais de dez vezes, é porque gosta dos engenheiros locais e se identifica com a nossa terra."

Em seu discurso na ocasião, Amorim salientou ainda o empenho fundamental do presidente do Senge-AC, Sebastião Fonseca, o Tião, para a obtenção dessa vitória. E frisou que tal resultado se deu mediante a união da engenharia, que levou o debate aos parlamentares. "Assim, votaram no plenário por unanimidade." O deputado concluiu: "Vida longa à engenharia do nosso estado e país."

O também parlamentar Jamil Asfury (PDT-AC) salientou que a parceria entre os profissionais da área e o governo culminou com muitos avanços estruturais no estado, no saneamento e desenvolvimento urbano. Entre os projetos vitoriosos, citou o "Cidade do Povo", premiado e referência nacional na área de habitação, além da pavimentação de estrada e asfaltamento de ruas. "Vai além da infraestrutura de uma cidade, vai para a educação, saúde e dignidade da população. E a engenharia foi protagonista dessa história."
Tião falou da emoção com a homenagem a Pinheiro. "É uma honra para nós tê-lo aqui não como visitante, mas como alguém que, com sua visão de incentivo ao trabalho e democrática, nos deu a mão para trilharmos esse caminho."

Agradecendo o reconhecimento, Murilo Pinheiro, dedicou a homenagem a toda a sua equipe na FNE e dirigentes de Senges filiados à federação. E retribuiu dizendo ser "uma honra estar na casa de vocês". Por fim, destacou: "Vivemos um momento delicado, em que a engenharia brasileira tem que se unir. Lançamos no começo deste ano o movimento Engenharia Unida, entendendo que pode ser o caminho a apresentarmos ao governo propostas factíveis de desenvolvimento e crescimento do País. Temos a intenção de ajudar e a ideia de somar esforços. Estamos unindo os engenheiros de todo o Brasil e suas entidades a exemplo do que foi feito nesse estado. O Senge-AC iniciou a Engenharia Unida há alguns anos e nos espelhamos nessa iniciativa." Pinheiro aproveitou o ensejo para entregar ao Legislativo e seus representantes o manifesto Engenharia Unida, com as contribuições da categoria a "um Brasil mais alegre e justo".

Soraya Misleh/Imprensa Seesp

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.