Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
01/07/16

Brasil 2022 com democracia, ciência e cultura

À abertura da 9ª Jornada da CNTU, participantes defendem a construção de um país a partir do conhecimento e da democracia para todos.

 

O desafio de pensar o País que queremos em 2022 foi o grande objetivo da 9ª Jornada Brasil Inteligente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), realizada no dia 1º de julho último, na sede dos engenheiros de São Paulo (Seesp), na Capital paulista. À abertura, o presidente da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, exortou os presentes a participarem desse grande esforço: “Temos como meta a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros e inserir o País no rol dos países desenvolvidos.”

O diretor de Articulação Nacional da confederação e idealizador da proposta, Allen Habert, disse que o dia era especial, porque unia os profissionais em torno de propostas comuns a partir do desenvolvimento com inclusão social. “O Brasil do Bicentenário da Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna deve ser uma síntese do nosso pensamento para mostrar à Nação que é possível construir uma sociedade do conhecimento”, defendeu.

Ele explicou que, simbolicamente, serão escolhidas 222 cidades brasileiras para criar uma espécie de “constituinte do saber” que deverá unir alguns eixos, como soberania, cultura, política, tecnologia, ciência e economia. “Somos quase 14 milhões de profissionais em todo o Brasil, e a CNTU representa uma importante parcela desse público e tem compromisso com a democracia.” Para ele, cada um dos presentes e participantes do projeto Brasil 2022 é um modernista do século XXI.

Quem participou também da abertura foi o vereador paulistano Gilberto Natalini (PV), para quem a sede do sindicato dos engenheiros é um espaço democrático que já abrigou grandes causas e lutas sociais. Natalini se mostrou entusiasmado com a proposta da CNTU, pedindo licença, inclusive, para levar proposta de criação de uma frente suprapartidária com o mesmo propósito na Câmara Municipal de São Paulo. “Precisamos juntar forças para propor saídas e caminhos às dificuldades enfrentadas pelo País neste momento.”

Também participaram da mesa de abertura os presidentes das entidades que compõem a CNTU José Ferreira Campos Sobrinho (Odontologistas) e Ernane Rosas (Nutricionistas); o vice-presidente Waldir Pereira Gomes (Economistas); a representante dos farmacêuticos e vice-presidente da confederação Gilda Almeida de Souza e o arquiteto e designer Ruy Ohtake.

Arquitetura social
Na sequência, Ohtake apresentou a logomarca idealizada por ele para o projeto da CNTU, destacando que foi um desafio prazeroso mexer com o Brasil todo, o do presente e o do futuro. “Um presente que precisa resolver pendências, e um futuro que precisa ser do jovem”, observou. Ao mesmo tempo, elogiou o empenho da CNTU numa agenda que ele definiu como “realizadora, aberta e democrática”.

Ohtake aproveitou para salientar o que ele considera fundamental às intervenções profissionais, estar ao lado das necessidades sociedade. “É esse lado que vai garantir a dignidade do nosso trabalho e fazer com que pensemos o que é habitar dentro de uma cidade”, exortou. Por isso, acredita que o Brasil não deve se limitar a obras mais sofisticadas, mas criar uma síntese com obras socialmente necessárias. Nesse sentido, ensinou que o arquiteto, por exemplo, não pode fazer o projeto apenas no escritório, “precisa ter contato com a comunidade”. E completou: “Nessa ação, aprendemos todos, e a comunidade acaba tendo reivindicações e propostas mais amplas.”

* Confira aqui fotos da abertura aqui

 

Rosângela Ribeiro Gil
Imprensa Seesp

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.