ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
15/08/16

Centrais convocam mobilização nacional para esta terça-feira

Manifestações, paralisações e assembleias estão previstas em todas as capitais. Para a CNTU, ação unitária do movimento sindical é fundamental para resistir às ameaças aos trabalhadores.

As centrais CUT, CTB, CSP, CGTB, Força Sindical, Intersindical, NCST e UGT realizam nesta terça-feira (16/8) o Dia Nacional de Mobilização e Luta por Emprego e Garantia de Direitos. Além de paralisações em locais de trabalho, como bancos e fábricas, de uma, duas horas ou a manhã inteira, estão previstos atos em frente às sedes das principais federações patronais em todas as capitais do Brasil.  Na cidade de São Paulo, a manifestação está convocada para as 10 horas, na Avenida Paulista, em frente à Fiesp.

Um dos maiores desafios do movimento sindical brasileiro hoje é defender os direitos da classe trabalhadora. A ampliação da terceirização, que significa piores salários e menos direitos; a flexibilização de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência Social são algumas das ameaças na pauta governamental e do Congresso. Na avaliação do movimento sindical, se não houver resistência, o resultado será mais desemprego, o fim da CLT e da política de valorização do salário mínimo, além de aposentadoria só aos 70 anos.

Edson Carneiro Índio, secretário-geral da Intersindical,  ressalta que os atos do dia 16 terão papel de peso nessa conjuntura adversa. “Por isso, a orientação é que as categorias mais mobilizadas façam paralisações, além de realizar assembleias e protestos nos locais de trabalho antes do ato principal. Vamos mostrar aos patrões que resistiremos à agenda que tentam impor”, diz.

Para o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, é essencial que o movimento sindical atue de forma unitária para resistir aos ataques a direitos e à medidas econômicas que agravam a recessão. "A saída para a crise fiscal ou déficits previdenciários é ampliar a arrecadação por meio de crescimento econômico, com valorização do trabalho nesse processo", enfatizou.


Com informações da Agência Sindical


Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.