São Paulo recebe congresso internacional sobre trabalho
Evento acontece de 22 a 26 de agosto, na Faculdade de Direito da USP. Na pauta, ameaças à seguridade social aos direitos e o futuro do trabalho diante da precarização atual.
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), recebe de 22 a 26 o “IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho”. As atividades ocorrerão no Salão Nobre da instituição, no Largo São Francisco, na região central da Cidade de São Paulo.
O objetivo é discutir conquistas, desafios, manutenção e ampliação de direitos, tendo como temas o mundo do trabalho, seus impactos e o meio ambiente. O encontro reunirá pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais, engajadas e que possam atuar em diferentes frentes de ação.
O evento é organizado pela Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), a ALAL (Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas), o Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP, a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e o Ministério Público do Trabalho.
Em entrevista à Agência Sindical, a médica do trabalho Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, destaca que essa edição do congresso deve tomar um cunho mais político, devido ao cenário difícil em âmbito nacional e internacional, que traz desafios específicos decorrentes. “O que temos observado é que há uma conjuntura internacional em que certos atores insistem em afirmar que o Estado está inflado. A solução apontada por essa corrente é diminuir a atuação do setor público, assim como cortar direitos. Para nós, que vivemos na América Latina, isso é crítico, uma vez que nunca atingimos de fato o Estado de bem-estar social”, explica.
Programação
A médica explica que a programação foi pensada de forma a colocar em discussão temas atuais do mundo do trabalho, que têm relação com a dignidade do trabalhador. Assim, haverá debates sobre ameaças à seguridade social, panorama sobre desconstrução dos direitos do trabalho e saúde na América Latina, o futuro do trabalho diante da precarização atual e migrações recentes, catástrofes ambientais e humanas.
“Convidamos debatedores experientes, brasileiros e estrangeiros, para promover essa troca de informações da forma mais ampla possível. Nosso propósito é produzir subsídios, para enfrentar esse momento de desafios para o mundo do trabalho e os trabalhadores”, diz Maria.
Na quinta (25), o coordenador da Agência Sindical, jornalista João Franzin, participa do "Olimpíadas 2016: um olhar especial" junto com o comentarista esportivo Juca Kfouri.
O IV Congresso terá transmissão on-line pela IPTVUSP.
Mais informações: www.fundacentro.gov.br
Fonte: Agência Sindical
Leia mais