ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
28/10/16

Economistas propõem formação e assessoria para gestão sindical

No Vídeo da Semana, da Agência Sindical, o presidente do Sindecon-SP, Pedro Afonso Gomes, fala do Centro de Inteligência Sindical, iniciativa para contribuir com entidades.

Imagem: reproduçãoImagem: reprodução

Duas questões primordiais para o movimento sindical é eliminar o desperdício, sendo mais eficiente na utilização dos recursos que arrecada e gerir bem o patrimônio. Para administrar essas duas frentes, o Sindicato dos Economistas de São Paulo (Sindecon-SP) propõe a criação de um Centro de Inteligência Sindical. Em entrevista ao jornalista João Franzin, para o Vídeo da Semana, da Agência Sindical, o presidente do sindicato, Pedro Afonso Gomes , conta como surgiu a ideia e quando era estará disponível aos dirigentes sindicais.

Para Pedro Afonso, é possível prestar um atendimento especializado aos sindicatos que, de maneira geral, têm essas lacunas na administração.

“A ideia surgiu após perceber que a categoria tem muito conhecimento e experiência em empresas e instituições, em diversos setores da economia. E, ao mesmo tempo, percebemos que as entidades sindicais precisam de apoio desse trabalho especializado”, conta o dirigente dos economistas.

O centro de inteligência atuará em duas áreas grandes: formação e assessoria. Um dos primeiros esforços é a criação do curso “Gestão estratégica de entidades sindicais”, que está em fase final de planejamento e formatação.

Em 2017, os economistas pretendem oferecê-lo em diversos formatos, presencial e a distância. Ele lembrou que é preciso ter uma visão estratégica sobre a gestão da entidade. “A gestão estratégica consiste não somente na gestão cotidiana – financeira, pessoal e administrativo – mas também de ampliar a oferta de serviços para os trabalhadores e avaliar qual a melhor forma de obter mais associados, a partir de atividades que o sindicato pode realizar”, comenta Pedro Afonso Gomes.

Após realizar um levantamento sobre a situação do sindicato, será estabelecido um planejamento de médio e longo prazo para fortalecer a entidade sindical. Mas, como lembra Franzin, há entraves para a implementação desse tipo de gestão mais eficiente, ora por falta de tempo do dirigente, ora pela cultura da autossuficiência. Para isso, o economista lembra que é preciso delegar algumas tarefas para funcionários e é possível ganhar tempo com curso à distância: “Queremos adaptar a necessidade do dirigente e do funcionário, para dar a possibilidade dele poder frequentar um curso dessa natureza, que terá cerca de 40 horas, em média, de duração”.

Em breve haverá mais informações sobre o projeto na página do sindicato www.sindeconsp.org.br e é possível deixar o contato para uma futura lista de interessados na iniciativa.

Confira a entrevista completa neste link.


Deborah Moreira
Comunicação CNTU, com informações da Agência Sindical



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.