ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
31/10/16

FIO entrega reivindicações à Coordenação de Saúde Bucal

A entidade manteve encontro com os representantes do Ministério da Saúde, oportunidade em que reafirmou a necessidade de valorização da categoria e da política pública de saúde bucal.

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) entregou a pauta de reivindicações da categoria, no dia 24 de outubro último, à coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Patrícia Lima Ferraz, que mostrou interesse ao tema e disse que alguns dos itens já estavam sendo encaminhados pela Coordenação. Ferraz informou, ainda, que alguns assuntos já começaram a ser tratados na reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal e promteu empenho na defesa do Brasil Sorridente e ponderou sobre as restrições orçamentárias.

Durante a reunião, os diretores da Federação afirmaram que a entidade está aberta a contribuir com as iniciativas da Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB) no sentido de preservar e melhorar a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal somando, assim, esforços para sanar os problemas do Brasil Sorridente (que não são poucos) e colocaram a entidade à disposição para colaborar no que for possível.

A coordenadora afirmou que numa investigação interna foi verificado que um montante de cerca de R$ 80 milhões foram destinados a diversas áreas da política (CEOs, laboratórios etc.), mas muitos serviços não estavam funcionando e, portanto, deixando de produzir; outros sequer foram implantados efetivamente e os recursos foram repassados aos municípios para serem aplicados nas políticas públicas de saúde bucal. A representante ministerial afirmou que esses recursos financeiros deixarão de ser repassados e será solicitado o ressarcimento desses pelos municípios envolvidos.

A FIO, de maneira efetiva, estará ao lado da CGSB em todas as iniciativas que visem ao fortalecimento e ampliação dessa política. Todavia, deixou claro que a entidade jamais deixará de se posicionar firmemente em defesa da Política Nacional de Saúde Bucal como política de Estado, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), cobrando das autoridades brasileiras, em todos os níveis, em nome dos seus sindicatos filiados e de sua histórica tradição de luta pela odontologia brasileira e pela saúde bucal no SUS.

 

Comunicação CNTU
Com informações do site da FIO

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.