ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
05/12/16

Conselho Consultivo faz sua 10ª Plenária

Décima Plenária do Conselho Consultivo, ocorrida durante a 10º Jornada Brasil Inteligente, empossa 90 novos integrantes. Ao ser criado, em 2011, a ideia era fazer o Conselho das 1.000 Cabeças. Atulamente, o número ultrapassa, chegando a 1.107.

Foto: Beatriz ArrudaFoto: Beatriz Arruda

 

A “10º Jornada Brasil Inteligente - O País que se prepara para o Bicentenário” ocorreu na sexta-feira (2/12), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), na capital paulista, e reuniu dirigentes de sindicatos e federações que integram à CNTU, além da própria diretoria da Confederação.

Durante a segunda atividade da programação, a plenária do conselho, alguns dos novos conselheiros, membros efetivos com atuação importante na vida social e em áreas do conhecimento, integraram a mesa. Foram eles: Rosemarly Fernandes Candil, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Mato Grosso do Sul (SindiNutri-MS); Rita Freire, ex-presidente do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), extinto pelo governo Michel Temer; o vereador Toninho Vespoli (Psol-SP); Francisco Sales Vieira de Carvalho, presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo; Demi Getcko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC-BR); Pedro Machado, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp); João Antonio del Nero, presidente da consultoria Figueiredo Ferraz; André Gaetta, ator e jornalista; Nestor Tupinambá, delegado sindical no Metrô, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Também fizeram parte da mesa a vice-presidente da CNTU, Gilda Almeida de Souza, e o diretor de Articulação Nacional, Allen Habert, que contou um pouco sobre o Brasil 2022, um projeto da Confederação, que está em construção até o Bicentenário da Independência do Brasil. Ele se propõe a realizar um conjunto de ações para desencadear um processo de conquistas de propostas prioritárias para o País, de unidade social e de fortalecimento da soberania cidadã.

“Ao fazermos 200 anos de independência, cada vez que temos 22, nós mudamos de pele, como em 1822 e em 1922. Vamos mudar de pele também em 2022. Portanto, a CNTU se filia na ideia de criar uma grande onda politico-cultural e cívica para que possamos unir os brasileiros, dentro de uma reconciliação baseada na questão do desenvolvimento, da democracia progressiva, na justiça e na paz. Essa grande onda, ela esfria ódios”, disse Allen Habert, enfatizando a importância da participação das diversas áreas do conhecimento no conselho. “Essa grande onda do Brasil 2022 é para estimular cada um de nós a reinventar esse País. Para nós renovarmos a nossa aldeia, o nosso sindicato, a nossa federação, a nossa Confederação”.

Sobre a situação política atual, lembrou da PEC 55 que retirará recursos das áreas sociais, como saúde e educação, e que uma opção para aumentar os recursos do País existem R$ 1 trilhão e 300 bilhões de “dívida ativa de empresas, de grandes empresários”.

Ao longo da plenária os novos conselheiros foram convidados a fazer pequenas explanações para contribuir com o evento, tanto os que estavam na mesa, como os que estavam na plateia, como Elias Carneiro Junior, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco); Vahan Agopyan, vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP); além dos já empossados em plenárias anteriores Hamilton Faria, do Instituto Pólis, e Carlos Lima, da secretaria de Educação.

Arte e ciência
O cineasta Silvio Tendler, um dos agraciados com o Prêmio Personalidade Profissional, concedido anualmente pela CNTU, esteve presente na plenária e foi saudado por todos na plateia. Tendler destacou a unidade dos profissionais universitários. “Não há uma separação entre arte e ciência. E essa junção que estamos vivendo hoje, pensando outro Brasil futuro, unindo arte e ciência é fundamental. Estou muito feliz em fazer parte desse grupo. A ideia de usar as novas tecnologias é um link fundamental para o futuro”, afirmou Tendler.

A CNTU trabalha a ideia de fazer um filme sobre o projeto Brasil 2022,  com a direção do cineasta e documentarista.  Outra iniciativa é estimular a produção de vídeos, feitos com o uso de um aparelho smartphone, com a temática Brasil 2022. “Queremos um depoimento, uma cena, uma imagem que nos surpreenda”, enfatizou Habert.


“O celular, plataformas como o Youtube, a fabricação de pequenas histórias, que são feitas atualmente para apresentar um vídeo na internet, tudo é interessante como veículo difusor das nossas ideias”, completou Silvio Tendler.

Conheça todos os membros do Conselho Consultivo da CNTU empossados neste ano aqui.


Deborah Moreira
Comunicação CNTU



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.