ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
17/04/17

Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo completa 29 anos

Entidade sindical criada em 1988, mesmo ano da Constituinte, simboliza amadurecimento da categoria, que havia criado uma associação em 1982.

Imagem: SinespImagem: Sinesp
  

No dia 12 de abril de 1988 foi ortogada a Carta Sindical do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São paulo (Sinesp). No entanto, os primeiros passos dos profissionais já haviam sido dados em  abril de 1982, quando foi realizada uma assembleia para a criação da Associação Profissional dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Apnesp), que viria a se tornar o sindicato, seis anos depois, em 12 de abril.

Com seus 29 anos, ainda é um sindicato jovem e com muitas batalhas pela frente, principalmente nos dias atuais, cercado pelas novas propostas de mudanças impostas por nossos representantes no governo, como aumento de terceirizações, mudanças na previdência, risco de perdas de direitos do trabalhador - conquistadas pelaConsolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O sindicato presta serviços aos profissionais, visando o crescimento, reconhecimento e valorização da categoria, além de promover a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos, defendendo a profissão em diferentes âmbitos e situações. Suas atuações são sempre firmes, democráticas, visando o bem estar dos nutricionistas. Promove e participa das negociações coletivas de trabalho, buscando estabelecer a melhoria das condições de trabalho, remuneração, geração e garantia de emprego, impetrar mandado de segurança, ajuizar ações, etc. O Sindicato vem a cada ano ampliando sua base de negociação, protegendo cada vez mais o profissional nutricionista.

Hoje, com Sede na capital paulista e subsede em Campinas, em virtude da diversidade de atuação do nutricionista, o Sinesp precisa negociar a Convenção Coletiva e instaurar Dissidios Coletivos com mais de 30 sindicatos patronais que representam diferentes classes econômicas de empresas, negociando pelo menos um piso salarial para o profissional que trabalha em regime CLT. Promove cursos de atualização e capacitação com profissionais referenciados no mercado.

Para tanto, o Sinesp possui uma equipe de advogados extremamente preparada, para proteger os interesses individuais e coletivos da categoria. Participa de conselhos municipais de alimentação. Atua diretamente da Campanha Contra o Uso Abusivo de Agrotóxicos nos alimentos.

Desde sua criação, já promoveu muitas ações na justiça contra empresas que abusam da lei, prejudicando grupos de nutricionistas e também ações individuais protegendo os nutricionistas que em algum momento foram lesados no seu direito trabalhista.

O nutricionista também conta com o amparo do sindicato em homologações de rescisão de contrato de trabalho, orientações trabalhistas, representatividade junto a órgãos governamentais, conselhos e representações de âmbito estadual e nacional.

Felizmente, hoje o nutricionista conta com seu sindicato que ano a ano vem se fortalecendo e trazendo conquistas para a categoria, ainda longe do ideal que o profissional nutricionista merece, mas em busca dele.



Fonte: Sinesp



(publicado por Deborah Moreira)



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.