ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
08/12/14

João Guilherme Vargas Netto, um cientista da construção da unidade sindical

Por toda uma trajetória dedicada ao movimento sindical, e sua ação determinada pela qualificação da ação sindical, o cientista político éPersonalidade Profissional 2014

08122014-130516-jogui08122014-130516-jogui

O jornalista João Franzin, da Agência Sindical, escreveu certa vez que ninguém conhece mais de sindicalismo do que João Guilherme Vargas Netto. Cientista político, consultor da CNTU, da FNE, e diversas entidades sindicais brasileiras, articulista do Diap, Agência Sindical, sites e publicações ligadas ao mundo do trabalho, ele é de fato considerado o maior especialista em história do movimento sindical brasileiro e analista sempre consultado sobre estratégias em defesa dos interesses dos trabalhadores a cada variação de conjuntura.

Vindo da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), perseguido pela ditadura militar, João Guilherme chegou ao movimento sindical há mais de 40 anos, fazendo do mundo das lutas trabalhistas sua área de atuação e passando a contribuir para orientar, apoiar e dar visibilidade as agendas e reivindicações das entidades sindicais das quais se aproximou nas décadas de 70 e 80.

Foi sócio e diretor da Oboré, empresa criada em 1978 como uma cooperativa de jornalistas e artistas que queriam colaborar com os movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa, produção de jornais e planejamento de comunicação. A empresa atraiu para suas atividades de apoio às lutas sindicais artistas como os cartunistas Laerte e Henfil, que traduziram em charges e personagens as reivindicações, mobilizações e aspirações dos trabalhadores.

Aliando vasta erudição à compreensão profunda do povo e da cultura brasileira, é um arguto observador da realidade nacional e referência obrigatória ao debate qualificado sobre o País. Para a CNTU e entidades a quem oferece consultoria, e para o público que lê seus artigos regulares, João Guilherme é um inspirador das lutas pelas pautas unificadas dos trabalhadores, analisando acertos e erros nos momentos de maior efervecência da sociedade brasileira, como foram os protestos de 2013 e as disputas eleitorais de 2014, apontando estratégias para o avanço das pautas sindicais na política nacional. 

Em seu mais recente artigo, recomenda aos trabalhadores  sangue-frio e firmeza para que nenhum direito sindical seja violado, com as mudanças pós-eleitorais. Ele destaca os temas fortes prometidos durante a campanha vitoriosa de Dilma Rousseff para que sejam abordados: a discussão sobre uma alternativa ao fator previdenciário, a manutenção da política de valorização do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda e os direitos sindicais do funcionalismo.

Com ele, o movimento sindical segue atento ao futuro do ministério do Trabalho e Emprego, cobrando seu fortalecimento e o compromisso da próxima gestão com a vontade unitária dos trabalhadores. Por ter ajudado a difundir essa pauta, nas diversas atividades e açõesda CNTU e do movimento sindical ao longo do ano, João Guilherme será merecidamente homenageado como Personalidade Profissional 2014, em Excelência de Gestão Pública.

 

Redação CNTU



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.