ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
10/12/14

Marcus Alexandre, jovialidade e habilidade na política acriana

Com disposição para investir em qualidade urbana e inserir a capital do Acre nas parcerias estadual e federal, o jovem prefeito vai construindo apoio para enfrentar os problemas mais sérios de Rio Branco, entre eles a mobilidade

10122014-102325-marcusalex10122014-102325-marcusalex

Faz dois anos apenas que o engenheiro Marcus Alexandre Médici Aguiar é prefeito de Rio Branco, a movimentada capital do Acre, em cujos ônibus circulam, diariamente, mais de cem mil pessoas, que compram mais de três milhões de passagens por mês, a maioria estudantes, com tarifas a R$ 1,00. Isso porque, ele recorda, a cidade conseguiu  reduzir o preço da passagem. Mas pelas últimas duas décadas, Rio Branco contou apenas com um terminal de integração do transporte coletivo, construído ainda à epoca do prefeito Jorge Viana,  um sinal dos problemas de mobilidade urbana que o jovem prefeito, de 38 anos de idade, decidiu enfrentar.

"A população reclama e com razão", disse ele em entrevista ao jornalista Tião Maia,  contabilizando as primeiras conquistas com a entrega de três novos terminais nesta metade de mandato, e  49 novos  ônibus com GPS para controle dos horários,e para " saber onde estão esses ônibus ... inclusive aqui no meu gabinete, de todas as rotas da cidade".  A presença no enfrentamento direto dos problemas da população  é apontada como marca do prefeito, " seguramente, um dos habitantes de Rio Branco que menos dorme", segundo o jornalista, ao traçar o perfil do prefeito na entrevista para o site Juruá Em Tempo: um gestor cujas ações e comportamento político muito lembram o então prefeito e governador Jorge Viana, o que o credenciou a ser convidado pelo governador Tião Viana a ser o coordenador, em Rio Branco, de sua campanha para a reeleição

Casado com a engenheira civil Gicélia Viana, pai de dois filhos, Marcus Alexandre chegou a Rio Branco, no início do primeiro mandato de Jorge Viana no Governo do Estado, em 2002, para trabalhar como engenheiro, inicialmente na Secretaria de Planejamento e, depois, no Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens), do qual chegaria a ser diretor-geral.

Natural de Ribeirão Preto (SP),  formado pela Universidade Estadual de São Paulo, com especialização em Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas FGV/ISAE, em 1999 foi convidado pelo então Secretário de Planejamento Gilberto Siqueira a vir para o Acre. Até 2002 (primeiro mandato do governador Jorge Viana), foi o Gerente de Projetos da Seplan (Secretaria de Planejamento), onde teve a oportunidade de conhecer os vinte e dois municípios do Estado do Acre.

De 2003 a 2006, no segundo mandato do governador Jorge Viana, foi Secretário Adjunto de Planejamento do Estado, coordenando as operações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De janeiro de 2007 a maio de 2012 foi diretor-geral do Deracre, responsável por grandes obras de infraestrutura como a construção da BR-364, das grandes pontes ao longo desta rodovia, e do Programa Ruas do Povo em Rio Branco. Em 2012, foi eleito prefeito de Rio Branco no segundo turno das eleições, com 90.557 votos – 50,77 por cento dos votos válidos. No primeiro turno, obteve 85.282, 49,23 por cento dos votos na capital.

O prefeito empreendedor se mostra feliz com o andamento das  22 novas unidades de saúde e  dez novas creches em construção,  a duplicação de sete avenidas, as 28 equipes da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização)  que estão levando pavimentação, terraplanagem, drenagem às ruas da cidade, e também o investimento no esporte, com a realização do maior campeonato municipal da história do Acre, com 107 times. A Prefeitura entregou quatro quadras de grama sintética e tem mais quatro a serem concluidas, além de oito ginásios em obras. São investimentos que Marcus Alexandre viabiliza graças a sua visão e  habilidade política para o trabalho integrado com o governo estadual de Tião Viana e federal de Dilma Rousseff. "Ela tem nos ajudado a liberar recursos", diz o prefeito escolhido pelos engenheiros para receber, por todos esses méritos, o Prêmio Personalidade Profissional 2014 da CNTU..

Redação CNTU, com Jurua Em Tempo



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.