ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
27/07/17

Conheça mais sobre o grafeno

A matéria é o destaque do programa televisivo dos engenheiros de São Paulo. O grafeno é considerado como o material do futuro e pode ser utilizado em diversos setores.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), no esforço de divulgar boas e importantes informações sobre ciência, tecnologia, desenvolvimento e o mundo do trabalho, mantém o programa de televisão Jornal do Engenheiro (JE), que vai ao ar semanalmente. A edição que foi ao ar a partir do dia 24 de julho último, por exemplo, traz reportagem especial sobre o Centro de Pesquisas em Grafeno, o MackGraphe, primeiro laboratório da América Latina que trabalha na utilização do composto, no Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Universidade Nacional do Singapura.

O material do futuro, como é chamado, pode ser utilizado na engenharia, biomateriais, elétrica e também em tintas e vernizes anticorrosivos entre muitas outras aplicações, conforme contou ao JE o pesquisador da área de materiais compostos do MackGraphe, Guilherme Fechine. “É por causa disso que o grafeno tomou uma amplitude tão grande no mundo, tanto em pesquisas como no setor industrial”, afirmou Fechine.

O programa traz, ainda, entrevista com o superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Murilo Reple Penteado Rocha, que discorreu sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente, e da inserção do Ibama neste sistema. Além das normativas e adequações que as entidades governamentais devem atuar em prol do meio ambiente, Rocha falou sobre a participação de cada cidadão, ajudando na sustentabilidade. “Se cada um tomar algumas medidas, já é um início (...) é uma questão de cidadania (...) é não jogar um lixo (na rua), não colocar um sofá fora de casa, ter uma consciência de consumo”, disse o agente.

O JE na TV vai ao ar toda segunda-feira pela TV Aberta São Paulo ao vivo e tem uma grade ampla, sempre tratando de assuntos relevantes à sociedade e ao País. Todas as edições ficam também disponíveis no canal do Seesp no YouTube.


Notícia do Seesp|Jéssica Silva
Comunicação CNTU


Leia também

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.