Dieese faz conferência sobre o "golpe trabalhista" e sua repercussão no País
Atividade debaterá as mudanças trabalhistas, tratadas pelo governo e mídia como reforma. A deforma, como é chamada pela classe trabalhadora, também é abordado no livro do professor da USP, Ruy Braga, lançado na mesma ocasião e que fará a exposição do tema.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realiza a importante conferência “O golpe trabalhista e a rebeldia do precariado”, no dia 10 de outubro próximo, às 19h, na sede do departamento, na capital paulista (Rua Aurora, 957, Centro). O tema será abordado pelo professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Ruy Braga, que, na ocasião, também lançará o livro “A rebeldia do precariado – trabalho e neoliberalismo no Sul global”, da Boitempo Editorial.
Segundo a editora, a obra, que faz parte da Coleção Mundo do Trabalho, busca fundamentar etnograficamente a crise da globalização neoliberal iniciada em 2008, a partir da comparação entre três países – Portugal, África do Sul e Brasil.
O livro propõe compreender as resistências populares às políticas de espoliação social que acompanham a difusão do neoliberalismo e da precarização do trabalho na semiperiferia do sistema. Para tanto, recorre ao arcabouço teórico marxista na tentativa de interpretar tanto os avanços da mercantilização do trabalho, da terra e do dinheiro quanto as novas formas de insurgência contra a espoliação protagonizadas pelo precariado urbano.
Para participar da conferência, o Dieese solicita confirmar presença pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (11) 3821-2150 e 3821-2155.
Fonte: Seesp
(publicado por Deborah Moreira)