Livro aborda negociação coletiva no SUS
O Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH-UFRN) lançou o livro Negociação do Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em versão digital, a obra foi organizada por Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório e professora do Departamento de Saúde Coletiva da instituição de ensino, e por Rafael Rodolfo Tomaz de Lima, especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e pesquisador do Observatório RH-UFRN.
Entre os oito trabalhos que integram o livro está “Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde: seus desafios e avanços na perspectiva de conquistas coletivas”, elaborado pelo cirurgião-dentista Welington Moreira Mello, ex-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) e coordenador da bancada dos trabalhadores na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP-SUS), juntamente com a cirurgiã-dentista Aldenízia Alves Albuquerque Barbosa, diretora do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (Soern) e professora na área de Saúde Pública, e a técnica em saúde bucal Irene Rodrigues dos Santos, graduada em Gestão Pública, secretária de Saúde do Trabalhador da Confetam-CUT e membro da MNNP-SUS.
Resultado do projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, foi editado pela Una, publicação pelo selo Seminare, voltado às publicações científicas. A versão digital do livro pode ser acessada aqui.
Segundo a professora Janete Castro, na apresentação, o livro “trata de um dos temas mais espinhosos da Gestão do Trabalho em Saúde: a gestão de conflitos nos serviços que constituem o Sistema Único de Saúde. Tema árduo, sem dúvida, considerando que ele envolve questões de poder, compreendendo este como um exercício nas instituições e como uma estratégia que está em todas as relações”.
Comunicação CNTU
Do jornalista Paulo Passos/FIO
Leia também